top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Azeitona e suas propriedades medicinais

Quem acredita que a azeitona e o Azeite de Oliva serve apenas na alimentação, esta enganado. Segundo a medicina natural esta 'dupla' possui diversas utilidades medicinais.

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios


A Azeitona (Olea europaea, L) é o fruto da oliveira, árvore da família das oléaceas, originária da Ásia Menor, sendo esta cultivada comumente em regiões fritas nos 'Estados do Sul'. Há inúmeras variedades de azeitona, algumas cultivadas com a finalidade de produzir azeite, e outras para conserva. A azeitona está nutricionalmente classificada entre as oleaginosas.


A azeitona é um alimento excelente para os órgãos internos. "Excitante alimentar poderoso", diz o Dr. Deodato de Morais, "a azeitona faz bem ao fígado". Não se deve consumir regularmente, entretanto, a água de azeitona, tendo em vista a alta concentração de sal e, algumas vezes, aditivos químicos. Ao passo que a azeitona verde é adstringente, a preta é laxativa (BALBACH, BOARIM, 1993, p.366-374)

UTILIDADES MEDICINAIS

AZEITONA IN NATURA: Podendo ser em conserva, com ou sem caroço. Em alguns casos, se adquirida em conserva, recomenda-se escorrer a água da conserva e renova-la até remover todo sal da azeitona.

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Abscessos (Esmagar a azeitona madura e aplicar topicamente sobre abcessos); Constipação intestinal (Consumir azeitona preta); Dispepsia (Utilizar duas ou três azeitonas não salgadas no almoço, devendo-se trocar a água da conserva diariamente até sair o sal); Intoxicação do fígado (Consumir azeitona sem sal à alimentação); Queimaduras (Aplicar no locar polpa de azeitona amassada); Raquitismo (Incluir a azeitona na alimentação além de outras medidas); Tuberculose (Incluir a azeitona e azeite de oliva à alimentação);

AZEITE DE OLIVA: Aplicações tópicas (mornas), Temperos de saladas,

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios


Indicado ao tratamento de: Afonia, Inflamação da Garganta (Fazer gargarejo com a seguinte mistura: Azeite, gema de ovo e suco de limão, bem batidos), em casos de Estrangúria e Cólica dos Rins, Verminoses e Ardor ao urinar recomenda-se tomar algumas colheres de sopa do preparo descrito anteriormente; Antraz, Chagas, Erupções cutâneas, Sarna (Aplicar azeite quente nas erupções, com algodão, massageando suavemente); Asma , Aterosclerose (utilizar o azeite na alimentação, no tempero de saladas, jamais usa-lo em fritura); Contaminação por Chumbo (Usar frequentemente e em maior quantidade o azeite de oliva puro); Colagogo [Estimula a secreção biliar] (Acrescentar um pouco de azeite virgem em saladas, consumindo junto de uma dieta normal); Colite mucomembranosa (Tomar em jejum uma colher de sopa de azeite. Se houver náusea, tomar um pouco antes do almoço); Doenças do Coração (Utilizar o azeite virgem de oliva no lugar de outras fontes de gorduras); Corpos estranhos na garganta (O recomendável é ir em busca de auxílio médico. Em certos casos é útil ingerir azeite de oliva para provocar vômitos); Distúrbios do Sistema digestivo (Tomar em pequenas quantidades o azeite de oliva, aumentar a dose aos poucos); Dores reumáticas (Fricção com azeite de oliva quente no locar dolorido); Erisipela (Aplicar localmente compressas com azeite de oliva frio, duas colheres de sopa de água e clara de ovo); Escarlatina (Na fase de convalescença friccionar azeite de oliva nas regiões com exantema); Hidropsia renal ( Compressas locais com azeite de oliva quente); Prisão de ventre (Tomar em jejum uma a três colheres de copa de azeite de oliva puro); Dores musculares (Provocadas por resfriamento: Friccionar com azeite as partes doloridas; Pode-se aquecer levemente o azeite); Otalgia, Otite / Dor de ouvido (Pingar algumas gotas de azeite morno no ouvido, e/ou fazer compressas com azeite quente na região do ouvido, a temperatura deve ser suportável ao toque); Úlcera Gastroduodenal (Convém substituir os óleos comuns por um pouco de azeite de oliva; Em jejum tomar uma colher de chá de azeite virgem de oliva);


DECOCÇÃO DE AZEITONAS / CHÁ: Ferver um punhado de azeitona em 1 litro de água;

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Congestão Cerebral (Ferver um punhado de azeitonas em 1 litro de água e aplicar a água do cozimento em clister);


FOLHAS DE AZEITONA: Mastigar, em jejum, algumas folhas frescas de oliveira.

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios


Indicado ao tratamento de: Inflamações da Boca, Estomatite, Gengivite (Mastigar, em jejum, algumas folhas frescas);


CATAPLASMAS DAS FOLHAS SECAS

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Chagas, Erupções Cutâneas (Folhas de azeitonas secas, trituradas, misturadas com melado); Manchas da pele ou tratamento de beleza (Aplicar cataplasma de argila branca com água e azeite por 3 horas)


SUCO FRESCO DAS FOLHAS DE AZEITONA

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Diarreia, Leucorreia (consumir 01 colher de sopa do suco fresco das folhas de oliveira); Feridas (O suco fresco das folhas de oliveira age como cicatrizante);


INFUSÃO DE CASCA DO TRONCO DA OLIVEIRA: Para preparar a infusão, deixa-se ferver a água, numa panela ou chaleira, e em seguida adiciona-se lascas da casca de tronco da oliveira e deixa-se tampado por 10 a 15 min. Coa-se o preparo.

Confira mais conteúdos ​em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Febre (Toma-se duas a quatro xícaras de infuso); Feridas (Uso interno e externo do chá); O chá das folhas de oliveiras serve ao tratamento de Gota (Acrescentar 30 gramas de folhas de oliveira para 01 litro de água, ferver o líquido até reduzir a metade)

Fonte: BALBACH, BOARIM, 1993, p.366-374

​Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.


BIBLIOGRAFIAS:


BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

Saúde em Foco


bottom of page