Os tradicionais kulhads são copos de barro artesanais 100% biodegradáveis que podem ser descartados logo após o uso.
O governo da Índia anunciou que vai substituir os copos de café em 7 mil estações de trens do país. No lugar dos copos descartáveis, vão ser usados kulhads, tradicionais copinhos de cerâmica. Além de ajudar a reduzir significativamente o volume de resíduos, colaborando ara que o país cumpra a meta de eliminar o plástico de uso único, a medida vai gerar emprego para 2 milhões de oleiros.
Antes da pandemia, e do consequente isolameto social, cerca de 23 milhões de pessoas viajavam nos trens da Índia todos os dias. Estes passageiros consumiam, em alguma das estações um copo de uma bebida típica, chamada chai, uma mistura de chá, leite e especiarias. Como a bebida era consumida em copos plásticos descartáveis, o volume de resíduos gerado diariamente era proporcionalmente grande.
A mudança para os kulhads é um retorno à hábitos tradicionais, quando estes copinhos artesanais eram comuns. Como os kulhads não são envernizados ou pintados, eles são totalmente biodegradáveis e se transformam em barro novamente, podendo até ser jogados no chão e quebrados após o uso.
Jaya Jaitly é uma ativista e especialista em trabalhos manuais que defende a reintrodução dos copinhos de barro desde os anos 90. Ela explica que sua produção vai dar emprego para oleiros, em um momento em que é fundamental garantir oportunidades para a população da Índia.
“Os copos de barro sempre foram embalagens de uso único na Índia. Uma tradição que a sociedade manteve viva por muito tempo e que garantia trabalho para milhões de pessoas”, explica a ativista.
Por: Natasha Olsen | Redação Ciclo Vivo
Comments