top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

11 Vegetais que podemos plantar em vasos


Plantar a própria comida é o sonho de muita gente. Uma ideia que faz cada vez mais sentido quando pensamos na liberação em massa de agrotóxicos no Brasil e o risco que os alimentos produzidos neste modelo trazem à saúde. Mas, para quem mora em centros urbanos, a falta de espaço é um obstáculo, certo? Nem sempre. Existem muitos vegetais que podem ser cultivados em vasos e você pode ter a sua horta caseira.

Uma horta em vasos tem as suas restrições, mas também é uma atividade muito prazerosa e possível, mesmo em apartamentos. O segredo está em escolher bem as espécies que serão plantadas, os vasos e o local onde eles vão ficar. Além disso, muitos destes vegetais crescem e podem ser colhidos rapidamente.

Selecionamos 16 vegetais que crescem bem em vasos e sugerimos que você comece com um destes cultivos. Então, você vai aprendendo aos poucos como cuidar da sua pequena horta e pode ir ampliando a plantação.

Escolhendo os vasos

Você pode comprar vasos em lojas de construção ou jardinagem e ainda é possível reutilizar recipientes, como baldes. É importante garantir um bom sistema de drenagem – os vasos precisam ter furos em baixo para que a água saia e o ideal é que as primeira camadas sejam preenchidas com argila expandida.

É importante prestar atenção no tamanho de vaso que cada espécie precisa, na localização deste vaso para que a necessidade de sol diária das plantas seja atendida e na rega e solo ideais. Existem vegetais que precisam de regas constantes e outros que não se dão bem com muita água.

E na hora de adubar a terra, escolha um adubo orgânico, como o que conseguimos com a compostagem doméstica. Não tem sentido fugir dos agrotóxicos que estão nos alimentos vendidos no mercado e usar produtos perigosos quando estiver plantando a própria comida.

Confira quais vegetais que podem ser plantados em vasos!


01 – Alface

Você pode cultivar alface facilmente em baldes semeando as sementes de alface diretamente no solo ou replantando o resto de alface da cozinha.

A alface pode ser plantada em janelas, cada muda em um vaso para que cresçam melhor. Após plantar as sementes você precisará regá-las em dias alternados. O solo precisa ser bem drenado, rico em matéria orgânica e nutrientes, para que a alface se desenvolva.

A planta precisa de cerca 5 horas de sol por dia e gosta de temperaturas mais amenas.


02 – Alho

Está aí um ingrediente presente em quase todas as receitas. E você pode plantar facilmente usando uma cabeça de alho (de preferência orgânica).

Escolha alguns dentes saudáveis ​​de alho da sua cozinha e semeie-os diretamente no solo, com uma distância de 15cm entre cada dente. Regue regularmente, mas cuidado para não encharcar. Os brotos também podem ser cultivados na água, sendo necessário a troca diária da água.


03 – Batatas

As batatas são ótima opção para quem quer plantar em vasos. Existem inclusive vasos específicos para este cultivo. Para começar a plantação, você só vai precisar de batatas da sua cozinha.

É possível cultivas batatas em baldes de no mínimo 30 centímetros de altura. Cada balde pode ter até 3 plantas, que irão fornecer cerca de 20 batatas nas raízes em um período de 2 meses.


04 – Beterraba

A beterraba precisa ser plantada em um vaso fundo, para que a raíz se desenvolva bem. Opte por um vaso que tenha pelo menos 30 cm de profundidade.

Durante o cultivo, a beterraba precisa estar em um local onde a temperatura chegue no máximo a 29°C. O solo precisa ser rico e a planta deve receber luz direta por cerca de 6 horas. Este é um cultivo que vai bem em solos mais úmidos.

05 – Cebola

A cebola é um dos vegetais mais fáceis para se cultivar e um ótimo começo para quem não tem muita experiência. Você pode plantar cebolas em vasos a partir de sementes ou mudas. Eles crescem felizes quando recebem 6-7 horas de luz solar direta por dia e têm espaço suficiente.



06 – Cenoura

Você pode cultivar a cenoura facilmente em vasos, plantando sementes diretamente na terra. Os vasos devem ser fundos, a partir de 25 cm, e as sementes devem estar a uma distância de 5 a 7cm. Regue regularmente, mas tenha cuidado para não deixar o solo encharcado.

A cenoura também precisa de sol direto e estará pronta para colher em cerca de 100 dias.


07 – Couve

Estas folhas já são parte dos pratos brasileiros e podem ser consumidas refogadas com alho, cruas ou batidas em deliciosos sucos verdes, pois são muito nutritivas e saborosas.

Você pode colocar as sementes de couve diretamente no solo de um balde grande. Regue em dias alternados e depois de algumas semanas você terá sua primeira colheita.

Para plantar couve é necessário um vaso um pouco maior – as primeiras folhas podem ser colhidas depois de 7 semanas e a planta fornece alimento por até 10 meses.


08 – Ervilha

Cultivar ervilhas é bastante simples. Você pode semear os grãos ou sementes em vasos menores e quando as plantas atingirem cerca de 15 cm é hora de coloca-las em vasos grandes.

As ervilhas gostam de temperaturas amenas, até 18°C, por isso o ideal é que sejam plantadas no início da primavera. Em relação à luminosidade, essa planta precisa de sol pleno, pelo menos 6 horas de sol.

Mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado para não apodrecer a raiz.


09 – Espinafre

O espinafre pode ser plantando colocando as sementes diretamente no solo de vasos. Inicialmente, plante as sementes a 1 cm de profundidade em um vaso de pelo menos 30 cm de diâmetro. Para que o espinafre comece a germinar em até 14 dias é necessário que o solo seja rico em minerais e que ele seja bem drenado, arenoso e grosso.

Ao regar o espinafre, evite molhar as folhas, deixe apenas o solo úmido para que a planta consiga absorver os nutrientes. Em relação a temperatura, esse é um tipo de planta que suporta altas temperaturas, sendo necessário deixá-la ao sol pleno durante o dia.


10 – Feijão


Os feijões têm variedades diferentes, sendo que os arbustos são os mais indicados para plantar em vasos. Caso opte pela variedade de videiras, será necessário um suporte maior e mais resistente.

Quando a planta começar a se desenvolver é importante que tenhas estacas ou treliça para se apoiarem.


11 – Gengibre

Mais um exemplo de cultivo que pode começar com um pedaço do vegetal que você já tem em casa. Escolha alguns rizomas de gengibre de aparência boa e saudável, dividindo-os em pedaços e plantando-os no solo. Não se esqueça de dar-lhes água e vê-los crescer. Uma dica para a hora da colheita é esperar as folhas começarem a amarelar.


É possível também cultivar em vasos: Pepinos, Pimenteiras, Quiabo, Rabanetes, Tomate cereja.


Por: Natasha Olsen | Redação Ciclo Vivo



Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page