• A Folha do Vale - Jornal e Site

Encontro reúne líderes religiosos em debate sobre política



O governador Pedro Taques participou neste sábado (28.05) da mesa redonda de debates do ‘1º Congresso Estadual dos Ministérios de Fé, Política e Promoção Humana’ de Mato Grosso. Juntamente com religiosos, professores, empresários e servidores públicos, o governador opinou sobre o papel de líderes religiosos na política e a importância do voto consciente nas eleições. A primeira edição do evento ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e reuniu cerca de 50 participantes de oito dioceses – Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Diamantino, Rondonópolis, Juína, Primavera do Leste e Cuiabá.


A mesa redonda de perguntas e respostas foi intermediada pela coordenadora estadual da Renovação Carismática Católica (RCC-MT), Giovanna Caseli, e contou também com as participações do engenheiro civil e coordenador nacional de Ministério de Fé e Política do Espírito Santo (ES), Sérgio Zavaris, e do professor Felipe Nery, da Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo, em Lima, no Peru.


Juntos, o governador, o professor e coordenador nacional, foram unânimes em afirmar que a política precisa estar associada à fé – não à religião – para que se atenda aos anseios da sociedade. “A política sem os valores éticos desvirtua, por estar focada apenas na satisfação de interesses pessoais. Precisamos da fé para que a nossa política seja a mão amiga na realização da caridade, da justiça e da igualdade e da fraternidade”, comentou o governador.


Para o coordenador nacional de Ministério de Fé e Política é preciso conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e a apoiarem o candidato conforme a consciência de cada um. “Exigindo assim que os que foram eleitos a terem compromisso com os mais carentes”, explicou Sérgio Zavaris.


O professor da universidade peruana ressalta que o ‘1º Congresso Estadual dos Ministérios de Fé, Política e Promoção Humana’ foi frutífero por se propor a debater dois temas conflituosos e juntos, que é a política e a religião, e a fomentar a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles que estão comprometidos com uma prática política e social. “É necessário dar continuidade à reflexão sobre esses dois temas, para fazer a sociedade compreender que política e fé podem andar juntas e de forma harmônica”, completou Felipe Nery.


Por: Luciana Cury

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4