• A Folha do Vale - Jornal e Site

Profissionais das Engenharias e Agronomias reuniram-se em Juara


Profissionais das Engenharias e Agronomia reuniram-se ontem (01/06/2016) em Juara para debater alguns pontos de melhorias da classe interna e de interação com a sociedade.

Na realidade, o trabalho de melhor interação e valorização dos profissionais melhorou no instante da inauguração da Inspetoria Regional em Juara, que ocorreu em junho de 2015, sendo que atualmente o CREA (Conselho Regional de Engenheiros e Agronômos) possui 26 inspetorias atuando no estado.

Obviamente a unidade de Juara visa a fiscalização de trabalhos das engenharias realizadas na área de abrangência dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Juara e Porto dos Gaúchos.

Hoje a seccional da representação dos Engenheiros em Juara congrega mais de 134 profissionais habilitados e 81 empresas registradas no CREA/MT.

Evidente que uma classe de profissionais para se ter cada vez mais organização precisa debater e procurar criar cada vez mais mecanismos de “proteção” da classe, para isso se mobilizam em congressos e mobilização visando criar “mecanismos” jurídicos visando seus direitos e até deveres dentro do segmento, bem como na interação com a sociedade.

A reunião em Juara visou debater alguns destes temas que hoje preocupa o segmento dos engenheiros, dentre os quais observamos a preocupação das administrações públicas ter em seus quadros profissionais formados e competentes, tanto é que procuram “combater” trabalhos de leigos que realizam trabalhos das engenharias e agronomias, bem como, criar mecanismos para avaliar engenheiros formados em universidades (principalmente cursos a distância), mas que poderá num futuro próximo realizar avaliação para obter autorização junto ao CREA, para poder exercer a profissão.

Na reunião foi eleito dois delegados para representar a região em uma assembleia da classe que vai realizar em Cuiabá no dia 24 de junho dentro das temáticas de: “Defesa e fortalecimento da Engenhara e da Agronomia junto a sociedade”; “Tecnologia e Inovação”. “Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia”, portanto, os representantes escolhidos da região de Juara, Porto dos Gaúchos, Novo H. do Norte e Tabaporã, na noite de ontem na representação da classe dos profissionais visa na realidade fortalecimento da classe e de melhor regulamentação que deverá ser defendida no 9º Conselho Estadual de profissionais (9º CEP) que ocorrerá em Cuiabá, para a partir disto levantar os temas importantes defendidos pelos profissionais do estado a ser debatido e regulamentado em um Conselho com profissionais de todo o Brasil que vai ocorrer posteriormente em Foz do Iguaçu no paraná.

A reunião da classe dos profissionais contou com o presidente do CREA-MT, Eng. Civil Juares Silveira Samaniego e outros representantes, bem como, com aproximadamente uns 40 profissionais.

Destacamos aqui que de acordo com os registros, são hoje responsáveis por a Seccional de Juara os Inspetores: Inspetor Chefe, Eng. Sanitarista Leandro Nepomuceno, Inspetor Adjunto, Eng. Mecânico, Roland Alberto Sydow e Inspetor Adjunto, Técnico em Agropecuária, Luis Antônio de Campos.


Da Redação

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque