• Lisânia Ghisi

Governador visita Instituto dos Cegos e anuncia investimentos


Icemat atende diariamente 250 pessoas e conta com cerca de dois mil associados

O governador Pedro Taques visitou, na manhã desta quarta-feira (08.06), a sede do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), juntamente com o secretário adjunto de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marcione Mendes de Pinho. Na oportunidade, Taques anunciou investimento de R$ 420 mil para reforma estrutural da unidade. O local, que já conta com obras em andamento na quadra poliesportiva e banheiros, realiza atendimento diário de 250 pessoas.


Durante a visita, Taques solicitou ao secretário adjunto para que sejam apresentados novos projetos que beneficiem os mato-grossenses com deficiência. De acordo com o governador, a expectativa é de que sejam investidos cerca de R$ 2 milhões para unidades que realizam atendimentos em Cuiabá e nos demais municípios. “Hoje vim não apenas para ver a unidade, mas para sentir a necessidade de todos vocês, para que possamos trabalhar e diminuir ao máximo as diferenças. As pessoas não são iguais, precisamos respeitar os direitos e o Estado precisa trabalhar para diminuir ao máximo estas diferenças”, afirmou o governador.


O presidente do Icemat, Fernando Guerreiro, ressaltou a importância da visita e dos investimentos anunciados para a unidade. “Esta é a primeira vez que um governador visita nosso instituto e temos acompanhado o trabalho que o governo está fazendo para melhorar a inclusão das pessoas com deficiência. Os investimentos são importantes para nós”.


O advogado e ex-presidente do Icemat, Angelo Alberto Santos de Lima, também participou da reunião e abordou as atividades que são oferecidas no local. Além da alfabetização em braile, os cegos também têm aula de informática, de atividades da vida diária, educação física, acompanhamento escolar e ainda uma unidade denominada residência inclusiva, que é responsável por abrigar pessoas em condições de vulnerabilidade.


Para Marcione Pinho, a visita feita pelo governador Pedro Taques foi uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido na unidade em parceria com Governo, como também para conhecer as necessidades e promover projetos que possam ser concretizados. Pinho ainda ressaltou que além dos investimentos financeiros, o Estado tem atuado na elaboração das políticas públicas para as pessoas com deficiência. Recentemente, uma comissão multidisciplinar foi nomeada para que as ações sejam desenvolvidas.


LAZER E MOBILIDADE


O coordenador de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marcino Oliveira, destacou que o governador tem demonstrado responsabilidade ao trabalhar na construção de políticas que beneficiem as pessoas com deficiência. “As ações já desenvolvidas no Instituto, como a reforma da quadra poliesportiva, irão ajudar diretamente nossos alunos nas aulas de educação física, além de contribuir para o lazer, mobilidade e coordenação motora”.


De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Destas, 582 mil são cegas e seis milhões têm baixa visão. Em Mato Grosso, 5,1 mil pessoas são cegas e outras 91,4 mil possuem grande dificuldade visual.


Por: Lisânia Ghisi

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg