• Maricelle Lima Vieira

Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado nesta terça


Data destaca importância de promover a motivação entre os doadores para que se convertam em regulares ou fidelizados


De janeiro a 13 de junho deste ano foram registradas 6.897 doações de sangue no MT Hemocentro, 1.955 a mais em relação ao montante registrado no mesmo período de 2015, que foi de 4.942. Um ótimo motivo para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta terça-feira (14), e enfatiza por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Com este conceito, a direção do MT Hemocentro destaca a importância da data para promover a motivação entre os doadores para que se convertam em regulares ou fidelizados.


O tema deste ano é “O sangue é o nosso elo comum”, com foco no agradecimento aos doadores de sangue e realça a dimensão da partilha que liga doadores e as pessoas que precisam. Para a gerente de doação do MT Hemocentro, Juliana Cintia da Silva, a data chama a atenção para o papel das doações voluntárias, que desempenham o incentivo às pessoas a cuidarem umas das outras e a promoverem a coesão comunitária. “O Dia Mundial do Doador de Sangue serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário. O doador fidelizado passa a ter um compromisso natural que no momento certo estará salvando várias vidas, isso representa o amor ao próximo sem nada em troca”.


Exemplo da técnica de enfermagem, Raimunda Ferreira Benemeses, 34 anos, que há três é doadora fidelizada. “A minha primeira experiência enquanto doadora foi por meio de uma campanha da escola e como era apta a doar, nunca mais parei. Durante todo o ano doo três vezes, conforme orientação por ser mulher. Sinto que essa atitude simples representa muito para pessoas que precisam de sangue. Faço de coração”, disse.


O mesmo sentimento é compartilhado pelo auxiliar de contabilidade, Milton Pereira dos Santos, 25 anos. Há cinco como doador regular, ele salientou o tema da campanha deste ano que destaca histórias de pessoas que salvam pelo sangue. “Precisamos motivar os doadores regulares a continuarem a doar sangue e motivar as pessoas de boa saúde que nunca deram sangue a começarem a fazê-lo, sobretudo os jovens”.


Condições para doar sangue


Segundo a Portaria 1353/2011 do Ministério da saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 69 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.


A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja ser doador.


Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano - homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.


Horários de atendimento


O atendimento ao público no MT-Hemocentro é de segunda a sábado, das 7h às 18h30. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto, em Cuiabá.


Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem de esclarecimentos podem ligar para os telefones (65) 3321-4578 ou (65) 3623-0044 - ramal 221.


Sobre a data


No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.


Por: Maricelle Lima Vieira

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg