• A Folha do Vale - Jornal e Site

Primeiro dia de Campo ‘Milho Safrinha’ é Realizado em Brasnorte

Um trajeto curto, 14 km de ‘chão’ do Parque de Exposição, até a Fazenda Barra do Noronha – um recanto - cuidado pela Família Borges. Local onde o proprietário Diorlei Borges, neste dia 18/06/2016, idealizou o 1º Dia de Campo Milho Safrinha, em parceria com a BioGene e com apoio do SICREDI.

Um ponto relevante do potencial econômico da região do Vale do Arinos, é a gradual transição da pecuária à agricultura que vem sendo idealizada por muitos produtores desta região onde outrora predominava somente a pecuária.

O potencial da região é grande, tanto para a pecuária que pode ser expandida com a exploração técnicas de manejos, melhoramentos de pastagens, trabalho de silagem voltado ao tratamento do gado em confinamento ou mesmo uma “miscigenação” de diversas técnicas para melhor rendimento da pecuária. Fato evidente diante a constatação de trabalhos inovadores desenvolvidos por pecuaristas na região, sendo o caso da propriedade em questão, visto que foi uma das primeiras no município a inserir a técnica do confinamento, comentou Mari de Lurdes Janete Borges.

Atualmente boa parte da propriedade ainda é explorada com pecuária de corte, no entanto a família vem trabalhando com o cultivo rotativo de soja e milho, em torno de 300 hectares.

Nesta estação esta sendo trabalhado o cultivo de milho Safrinha, na propriedade.

Tendo em vista o apoio da Produquimica Agro Fertilizantes/adubos e a parceria com a BioGene, a propriedade recebeu 7 tipos de sementes BioGene plantadas em ‘pequenos canteiros’ de 1 hectare, com intuito de verificar qual semente é mais produtiva para propriedade e obviamente na região” destacou Diorlei.

As plantações “modelos” desenvolvidas na fazenda Barra do Noronha, foi o que levou a equipe da empresa BioGene com seus técnicos a desenvolver o primeiro dia de campo na propriedade, objetivando demonstrar aos demais agricultores e pecuaristas no município o potencial das diversas sementes plantadas na propriedade. Obviamente a quantidade de produção de cada tipo de semente ainda será analisada nos próximos dias, quando for realizada a colheita nos “canteiros testes”, oportunidade que poderá demonstrar aos agricultores do município a melhor semente que poderá ser explorada na região.

Diorlei com sua esposa Mari Borges, pioneiros de Brasnorte – criaram, na propriedade, seus filhos: Michel, George, e Karin Borges. Agora o casal curte a infância da primeira neta da família (Catarina) – filha do casal George Borges e Francieli .

Família pioneira, que conhece a história de Brasnorte – reconhece, acredita e investe no potencial do Município. Este trabalho, prova isto.

Por: Elizangela Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque