• Lidiana Cuiabano

Núcleo de Inteligência monitora eleições em MT


Uma célula de Inteligência, que reúne profissionais das forças de Segurança Pública estadual e federal, foi montada na estrutura do Centro de Comando e Controle da Sesp para monitorar e acompanhar a movimentação das eleições municipais em Mato Grosso.


O objetivo é que o espaço sirva para subsidiar a tomada de decisão dos gestores da Segurança Pública, garantindo a tranquilidade dos mais de dois milhões de eleitores que vão às urnas neste domingo (02.10) nos 141 municípios do Estado.


O espaço concentra profissionais da área de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Politec, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Abin e Exército Brasileiro.


“Esse é o conceito: trabalhar em rede de informações para que tenhamos uma resposta rápida na tomada de decisão dos nossos gestores”, explicou o secretário adjunto de Inteligência da Sesp, Gustavo Garcia.


Os profissionais estão atuando em um mesmo espaço, integrados com as câmeras do Ciosp e com as imagens de todos os núcleos de Inteligência de Mato Grosso.


“As informações estão concentradas aqui e serão tratadas por esses analistas de diversas áreas, para difundir o conhecimento aos gestores que estão reunidos na célula de Crise do Centro de Comando e Controle”, completou Garcia.


Segundo o secretário adjunto, o objetivo é uma efetiva e rápida integração entre as forças, para que haja um fluxo de informação contínuo e permanente durante as eleições.


Representantes de diversas forças dos 15 Núcleos de Inteligência do interior do Estado, também estão interligados à célula, “em constante comunicação com os nossos agentes de Inteligência aqui na Capital”, disse.


PLANO DE SEGURANÇA


A atuação das equipes de Inteligência é uma das frentes de atuação dentro do Plano Integrado de Segurança Pública para as eleições municipais.


Para assegurar a tranquilidade do pleito, a Sesp está empregando um efetivo de 4.479 profissionais, entre Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec, que vão atuar nos 1.479 locais de votação em Mato Grosso.


A mobilização para a segurança neste domingo de eleição também conta com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Força Tática e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).


De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, as atividades preventivas, ostensivas e de inteligência seguem até o encerramento da contagem de votos.


Por: Lidiana Cuiabano

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4