• Elizandra Trindade

Período especial chamado Infância

Certamente hoje é um dia importante para todas as crianças e também a aqueles que já foram, à infância é um período especial, momento único em que começamos a explorar o mundo ao nosso redor, procurando compreender o funcionamento de todas as coisas. A curiosidade é imensamente presente nesta fase, e talvez isso seja algo que perdemos ao longo de nosso crescimento, pois quando somos crianças questionamos sobre o porquê dos fatos serem como são apresentados, e buscamos entender o comportamento das pessoas, assim como o propósito da vida humana.


Realmente ser criança é aprender aos poucos com pureza no olhar e sem malícia no coração. Sabemos serem nossos pais os primeiros professores em nossas vidas, com seus comportamentos, ideias, crenças, valores, cultura e religião aos poucos vão moldando nosso caráter e gerando nossa personalidade. Pela ignorância normalmente sempre acreditamos no que nos é dito, mas quando crescemos percebemos que nem tudo o que nos é dito pode ser considerado verdade, pois esta sempre em transformação, quando pensamos que entendemos algo acabamos assombrados com nossa própria ignorância.


Educar jamais foi tarefa fácil, mas é preciso que familiares e professores zelem de suas palavras e monitorem seus comportamentos, pois é a partir destes que a criança começa a incorporar atitudes que impactam seu modo de ser e expressar-se perante o mundo. Toda criança tem o direito de crescer em ambientes repletos de amor, segurança, educação, lazer, saúde, tendo também oportunidade de ser compreendida, proporcionando o desenvolvimento integral de seu ser (físico mental e psicológico). Esses são alguns dos princípios contidos na Declaração Universal dos Direitos das Crianças (UNICEF) elaborado em 20 de novembro de 1959, mas infelizmente com tantas desigualdades presentes em nossa sociedade e inúmeros conflitos que eclodem a todo instante sabemos que esses direitos acabam sendo lesados, e as crianças passam a ser vitimas de um mundo desconhecido.


Neste dia 12 de outubro, data comemorativa do Dia das Crianças, a moradora do Bairro Santa Cruz de Juara, Maria Silva do Nascimento desenvolveu uma ação social que trouxe alegria no olhar de várias crianças que estiveram oportunidade de participar do evento, muitas ganharam brinquedos em sorteios, tiveram espaço adequado para brincarem e alimentação. Em conversa tranquila a moradora revelou que mora em Juara desde 1980 e realiza essa ação social já faz 10 anos. Quando perguntei sobre o motivo existente para fazer essa ação benéfica às crianças, disse que é devido à cura de um acidente que sofreu uma vez, e acredita ser um dever praticar ações boas, pois ganhou a chance de começar tudo outra vez.


De acordo com informações de Maria Silva, que reside há 13 anos no Bairro Santa Cruz, inúmeras empresas de Juara contribuíram com doações para alegrar o dia das crianças. Ainda afirmou que as atividades iniciam sempre as 15:00h e terminam as 16:00h, entretanto, hoje as comemorações se prolongaram e encerrou-se as 18:30h.


Graças a esta ação social e outras que aconteceram em Juara o Dia das Crianças foi marcado por alegria, esperança, amor, proteção e atenção. Parabenizo este trabalho que a moradora vem desenvolvendo durante 10 anos, juntamente com seus familiares e apoio de inúmeras empresas da cidade, com certeza é importante para muitas crianças carentes, que frequentemente acabam tendo poucas oportunidades. Que iniciativas como esta aconteçam com maior ênfase em nossa sociedade.


Dia das Crianças


Ao pesquisarmos sobre o significado da comemoração do dia das crianças descobrimos que a data foi criada por um político na década de1920, precisamente foi um deputado federal, que tinha o nome de Galdino do Valle Filho. Houve aprovação pela maioria dos deputados e o dia 12 de outubro foi oficializado como data de comemoração do dia das crianças pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do Decreto nº4.867, de 5 de novembro de 1924.


Contudo a data começou a ser comemorada somente a partir de 1960 quando as fábricas de brinquedos notaram o quanto podiam lucrar neste dia, desse modo surgiam as propagandas e marketing para aumentar as vendas. Precisamente tudo foi iniciado pela fábrica de brinquedos denominada Estrela que decidiu fazer promoção com a Johnson & Johnson lançando a “Semana do Bebê Robusto”. A estratégia teve saldo positivo e por isso esta data passou a ser comemorada com muitos presentes. Posteriormente outras empresas também decidiram iniciar projetos para aumentar as vendas.


O Dia das Crianças é comemorado em outros países em datas diferentes, muitos celebram no dia 20 de novembro, pois foi nesta data que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece como sendo Dia Universal das Crianças por ser quando se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.


Por: Elizandra Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg