• Aline Coelho

Projeto desperta hábito da leitura em jovens e adultos


Aprender a escrever o próprio nome e desbravar novos mundos por meio dos livros. Essa experiência que a maioria dos estudantes vive na infância é oportunizada aos jovens e adultos matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira de Amorim Silva, em Cuiabá, no projeto “Leitura e Escrita na EJA”.


O objetivo da atividade é incluir o estudante num processo de formação de leitores capazes de enfrentar os desafios e ampliar as habilidades para as situações sociais de leitura e escrita.


A professora Jucemare Pereira conta que a iniciativa é desenvolvida desde 2013, todas as terças-feiras à tarde. “O projeto envolve várias ações para despertar nos jovens e adultos o hábito da leitura. Todos os estudantes são incentivados a ler vários gêneros textuais, obras literárias, revistas e a escrever e realizar produções artísticas”.


Além dela, participam do projeto as professoras Marisselma de Oliveira e Silvina Gomes, com a orientação e acompanhamento da equipe pedagógica composta por Samya Karla de Oliveira e Regiane Meres Nunezes Brites.


De acordo com Jucemare, os professores envolvidos auxiliam os alunos a buscar mais o hábito de ler e escrever a partir das ações pedagógicas. “Isso significa a construção de competências e habilidades dos educandos no desenvolvimento de conteúdo conceitual, como leitura, interpretação e produção de textos”.


Interdisciplinaridade


Para a educadora, é necessário observar que as ações e procedimentos do projeto devem estar relacionados aos objetivos específicos, quais sejam tanger os temas de vários gêneros textuais para desenvolver o comportamento do estudante por meio da leitura. “Precisamos estimular a leitura de forma lúdica e significativa, trabalhar de forma transdisciplinar, interpretação, compreensão, por meio das dinâmicas envolvendo todas as disciplinas”, afirma Jucemare.


Na metodologia, conforme o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a educação precisa se preocupar com o desenvolvimento do próprio país, também preparando o cidadão para o processo produtivo no mundo do trabalho e a avaliação dentro do processo qualitativo para o professor e para o aluno.


Segundo ela, assim, as atividades desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho interdisciplinar na escola. “O objetivo maior é criar situações de ensino e de aprendizagem adequadas às necessidades educacionais de jovens e de adultos”, finaliza.


Por: Aline Coelho

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4