• Elizandra Trindade

11º Seminário de Educação do Vale do Arinos é iniciado em Juara


Nesse momento histórico do país, em que o sistema educacional vem se mostrado ineficiente para os discentes atingirem os níveis de conhecimento necessário, sendo uma ocorrência comprovada anualmente por sistemas nacionais de avaliação, os quais constantemente provam que: as crianças e jovens de nosso país não estão aprendendo o básico, nem absorvendo o conhecimento necessário para atuar na sociedade. Diante desta situação fica evidente que a população brasileira está mergulhada na falta de conhecimentos básicos, tendo falta de compreensão e domínio de disciplinas que explicam o mundo dos fenômenos, além disso, não possuem nenhum entendimento sobre política para serem considerados cidadãos conscientes de seu voto.


Mesmo com inúmeros problemas educacionais detectados, ainda percebemos o esforço da união e estados, representados por lideranças políticas que dizem querer melhorar o sistema educacional, mas aprovam projetos e leis para diminuir o investimento no sistema educacional que vai piorar a oferta de ensino público e desvalorizar profissionais da educação. Com isso, constatamos na verdade a existência de governanças interessadas em manter o povo alienado, sem conhecimentos para “pensar” sobre questões que afetam a própria existência. Em nossa sociedade “os políticos” escolhem manter toda população em um estado de “miséria”. Infelizmente, este panorama precisa mudar, e essa mudança passa pela conscientização do “papel” dos professores (as), bem como do entendimento das famílias e discentes que somente o conhecimento e a compreensão do mesmo possibilitará uma sociedade mais justa e um sistema educacional de melhor qualidade.


Procurando encontrar soluções para os empecilhos, obstáculos e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, refletir sobre as funções do profissional da educação, das instituições educativas e dos educandos começou ontem as 20h o XI SEVA ( 11º Seminário de Educação do Vale do Arinos), com o tema “Memórias, Itinerâncias, Gestão e Processos Pedagógicos em Espaços Educativos”. O evento está acontecendo na ACRIVALE e terá duração de três dias (16/11 a 18/11). Este evento é organizado todos os anos pelo departamento do Curso de Pedagogia de Juara, possibilitando a exposição de trabalhos acadêmicos, e a discussão coletiva sobre a necessidade da transformação no modo de ensinar, pois, segundo o conferencista do dia 16 Prof. Dr. Gilberto Luiz Alves não podemos negar que “a sociedade está insatisfeita com a educação, os pais e alunos estão descontentes com a educação pública”.


O departamento de pedagogia de Juara entende que “as transformações sociais que poderão ser provocadas por meio da oferta de uma educação de qualidade social e de direito de todos os seres humanos, que serão abordadas nas temáticas da XI edição do SEVA contribuirão para uma análise da realidade do país no que se refere à necessidade de articular as experiências nacionais e globais (sobretudo da América Latina) sobre educação em diversos espaços da cultura humana (no lar, no bairro, no universo do trabalho, na vida em sociedade e na escola – nas diversas disciplinas).


Estiveram presentes na abertura oficial, compondo a mesa, o professor Dr. Jairo Luis Fleck Falcão coordenador geral do 11º Seminário de Educação do Vale do Arinos, o presidente da Câmara Municipal de Juara João Cândido de Oliveira na ocasião foi representado pela Sra. Ângela Cristina Camargo da secretaria de administração e finanças, professor mestre Gildete Evangelista da Silva, diretor do Campus de Juara, Joaquim liderança da aldeia Munduruku, professora Marinês Pellizari do Nascimento, secretária municipal de educação e cultura de Juara, professor Adair José Schneider, secretário municipal de educação e cultura do município de Tabaporã, a professora Flávia Ferreira Muniz secretária municipal de educação de Porto dos Gaúchos foi representada pela professora e coordenadora pedagógica Leniana Heinen Feitosa, a secretária municipal de educação de Novo Horizonte do Norte foi representada pelo professor Lourival de Oliveira, diretor das escolas municipais de Novo Horizonte do Norte, professora Edilamar da Silva Brandini, diretora do CEFAPRO (Centro de Formação e Atualização de Professores) de Juara, professora Geralda Aparecida da Silva Pewreira, coodenadora do pólo UAB (Universidade Aberta do Brasil), professora Sirvan Alves Pereira assessora pedagógica da SEDUC, Marcilene Moreira, presidente do diretório central dos estudantes do Campus de Juara e Elizeu Won Ancken, representante dos técnicos do Campus de Juara.


Inúmeros acadêmicos do Curso de Pedagogia e docentes estão participando do evento. Além de trabalhos acadêmicos, a população que acompanhar o 11º SEVA terá oportunidade de observar várias fotografias antigas expostas que narram partes históricas do desenvolvimento da cidade de Juara, como as primeiras igrejas, bancos, comércios, escolas, gráficas, etc...


Por: Elizandra Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4