• A Folha do Vale - Jornal e Site

Orientação aos profissionais da educação em Mato Grosso


Na retomada do calendário escolar para o cumprimento do ano letivo de 2016, a Secretaria de Políticas Educacionais da SEDUC/MT, por meio de seu Secretário Adjunto, voltou a fazer ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, contratados para atender excepcional interesse público na rede estadual de ensino.

Tanto por e-mail quanto em arquivo de áudio que circula por meio de WhatsApp, o Secretário Adjunto, conclama os trabalhadores e trabalhadoras da educação, cujos contratos por prazo determinado findaram em 23 de dezembro de 2016, a retornarem para a sala-de-aula, vinculados a um novo contrato, mas que não garante a remuneração pelos serviços que forem prestados.

Novamente, vale-se da singela alegação de que estes serviços já foram pagos. E arremata, fazendo uma metáfora entre a força de trabalho dos profissionais da educação e compra de mercadorias num supermercado, deixando evidente o total descaso para com os trabalhadores e trabalhadoras.

A SEDUC estava exigindo trabalho sem contrato. Voltou atrás e reconheceu que sem instrumento contratual não há meio legal que obrigue o trabalhador/a. Continua intransigente quanto a recusa em fazer os pagamentos... A orientação do SINTEP/MT não mudou: desde o princípio entendemos que sem contrato não há obrigatoriedade de prestação de trabalho e continuamos firmes em entender que a contraprestação financeira é devida!

A orientação é para que não seja assinado contrato em que não estejam garantidos todos os direitos trabalhistas, sobretudo o salário do mês! E, pelo contrário, a adesão ao contrato que está sendo apresentado pela SEDUC/MT pode configurar renúncia a direitos, impossibilitando que sejam defendidos na Justiça.


Por: Sintep/MT

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque