• Camila Cecílio

Marco Marrafon visita Juara para apresentar o Programa Pró-Escolas

Profissionais da educação, e demais cidadãos de Juara, lotaram nesta segunda-feira (16.01) o Cefapro e a Câmara Municipal para participar dos dois encontros realizados pela equipe da Seduc para apresentar a minuta do Pró-Escolas.

Em duas apresentações, sendo a primeira para os profissionais da Educação da região, e a segunda à população em geral, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, falou sobre o amplo programa de ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e, também, a qualidade do ensino público no Estado. A primeira reunião, realizada no Centro Cultural Savoine, contou com a presença de professores, diretores e assessores pedagógicos. À noite, o encontro foi na Câmara dos Vereadores do município, com vereadores, população, deputado estadual Oscar Bezerra e a prefeita de Juara, Luciane Bezerra, além de toda equipe técnica e adjuntos da Seduc. Marrafon avaliou o primeiro dia de diálogo como muito positivo. “Todos os que vieram presentes, além de estarem bastante atentos às propostas que apresentamos, enviaram sugestões e participaram dessa construção. E esse é justamente o intuito desse diálogo que começamos hoje em Juara, por meio do projeto Seduc Interativa”, afirmou o secretário.

O objetivo da ação é mostrar a primeira versão do Programa Pró-Escolas, que contempla os eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer. De acordo com o titular da Seduc, a ideia é que, dialogando com a comunidade, seja possível identificar problemas, buscar soluções e construir democraticamente o planejamento estratégico da Educação para os próximos anos. O assessor pedagógico de Juara, Vanderlei Carvalho dos Santos, observou que a visita da equipe da Seduc foi inédita e digna de elogio. “Se fizermos esse trabalho em conjunto, a educação de Mato Grosso terá um salto muito grande em termos de qualidade”, garantiu. A diretora do Centro de Formação e Atualização (Cefapro), Edilamar Burille, ressaltou que a categoria esperava a visita da Seduc há muito tempo.A vinda do secretário nos deu ânimo e esperança, por saber que estamos no caminho certo e de que nós vamos conseguir alcançar uma educação de qualidade, como sempre desejamos”, completou. Amarildo Bertasso, diretor da Escola Estadual Oscar Soares, a mais antiga da cidade, vê o Pró-Escolas com otimismo. Ele falou sobre a necessidade de se pensar projetos que promovam transformações na educação pública. “A parte estrutural é bastante necessária; é um sonho o novo formato das escolas, que foi apresentado. Nós esperamos que se realize, pois as expectativas são grandes”. Na viagem, o secretário Marco Marrafon está acompanhado dos secretários-adjuntos de Política Educacional, Edinaldo Gomes, de Obras e Estrutura Escolar, Allan Porto, e de Gestão Educacional e Inovação, Mariaoneide Angélica Kliemaschewsk. O município de Juara conta com 12 escolas estaduais, sendo três indígenas e duas de educação do campo. A comunidade conta com mais 5 mil alunos na rede estadual e por volta de 300 professores.

Por: Camila Cecílio

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque