• Elizandra Trindade

Prefeito de Cotriguaçu fala sobre primeiras ações no seu governo


Em Cotriguaçu, o prefeito Jair Klasner começou seu mandato verificando a situação financeira do município para iniciar seu plano de governo. Quem precisa ir até a cidade deve transcorrer pela BR-174, que infelizmente ainda nem recebeu asfalto, o pouco investimento do Governo do Estado nas estradas tem provocado retardamento no progresso, fazendo com que empresas percam o interesse de se instalarem no local, comerciantes de levarem seus produtos e a realização da escoação de produção fica comprometida. Contudo, os prefeitos do Vale do Juruena estão otimistas, com a certeza de que este ano o asfalto será uma realidade, trazendo novas oportunidades a todos os munícipes da região.


O prefeito Jair Klasner esclareceu quais foram suas primeiras ações, desde que assumiu a direção, no dia 1º de janeiro, para avançar o desenvolvimento da cidade, e comentou algumas dificuldades encontradas dentro do município, principalmente com a questão de maquinários que são essenciais para realização de manutenção nas estradas que durante período de chuvas com frequência ficam intransitáveis.


“Nossa primeira ação foi verificar a saúde financeira do município, a situação dos maquinários e o transporte escolar que não é muito animador, porque temos problemas nessa área. Fizemos esse levantamento e as manutenções periódicas nas estradas para não ficarem intransitáveis”.


O gestor enxerga no planejamento um modo de organizar os trabalhos públicos, evitando surgimento de barreiras na hora de executar serviços para a população, e acredita que muitos municípios por vezes passam por diversas adversidades devido à falta de planejamento consolidado.


“Acredito que grande parte dos municípios sofrem com a falta de planejamento, nós realizamos o nosso, e o que detectamos inicialmente foram máquinas sem a manutenção periódica, comprometendo o pleno trabalho de todo esse maquinário que o município dispõe. Então hoje mais de 50% da frota está totalmente comprometida, precisando de revisão e isso causa despesas ao município”.


Através da realização e aplicação de um planejamento sistemático o prefeito tem certeza que nos próximos meses consegue renovar totalmente os maquinários, oferecendo melhores estradas aos munícipes de Cotriguaçu que precisam lidar diariamente com as mudanças climáticas. E, para evitar dificuldades no deslocamento começou a fazer cascalhamento e desaguamento em alguns pontos dentro da cidade.


“Acredito que com o planejamento determinado já no primeiro momento, sabendo da condição dos maquinários e transporte escolar, nos próximos três meses conseguimos nossa frota melhorada com capacidade de prestar os serviços para a comunidade. Começamos a fazer um trabalho de cascalhamento em alguns pontos críticos e o desaguamento de locais onde a água permanece estagnada, podendo causar atoleiros, então já temos duas equipes distribuídas no nosso município devido a extensão territorial tivemos que fazer essa investida para que o município não fique parado devido a situação das estradas.


Com a chegada do asfalto novas perspectivas surgem no município de Cotriguaçu, e o gestor pensa que todos precisam estar preparados para a vinda do asfalto na BR-174 que vai causar avanço na economia, possibilitando melhor facilidade de transição de um município a outro, instalação de comércios e grandes empresas, deslocamento de mercadorias, escoação de produções, entre outras atividades sociais que serão beneficiadas.


“O asfalto na BR-174 é o grande gargalo do desenvolvimento da nossa região e que inclui o município de Cotriguaçu, o progresso é meio enjoado, não gosta muito do pó. Acredito que com o asfaltamento da 174 vai trazer novos rumos de desenvolvimento para nossa região e nós precisamos estar preparados para esse grande momento. Temos convicção de que essa ligação do asfalto vai ocorrer ainda no nosso mandato”.


Uma das prioridades em sua gestão será dar total apoio ao pequeno e médio produtor, fortalecendo a agricultura familiar e dando condições para que o trabalhador do campo possa usufruir com dignidade de melhores condições de vida. O prefeito comentou sobre algumas medidas que está fazendo para que o produtor possa contribuir com o desenvolvimento econômico ao aumentar sua rentabilidade.


“Estamos buscando a regularização fundiária, hoje nós temos mais de 2.300 parcelas do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que precisa da regularização, e ao sair o título definitivo o pequeno produtor possa ter acesso ao crédito, para melhorar sua propriedade e desenvolver outras cadeias produtivas. Com o asfalto nós teremos total condição de escoamento, competitividade em nosso produto, acesso à linha de crédito, e a população precisa estar preparada. Então esse é o grande desafio que estamos buscando para verdadeiramente consolidar a economia do nosso município”.


Cada região do Estado de Mato Grosso tem suas peculiaridades e potenciais únicos de desenvolvimento, assim como cada indivíduo em hipótese alguma pode ser considerado igual a outro, devido as características individuais. O município de Cotriguaçu está localizado numa área diferenciada do estado, por isso não pode ser comparado com municípios distantes localizados em biomas diferenciados, onde as atividades de exploração são maiores, devido a contribuição do clima e da vegetação.


“Essa é uma questão que tenho conversado com outros colegas prefeitos, vivemos num bioma totalmente diferenciado no nosso estado, que é um dos maiores com diversidades de biomas e atividades econômicas. Temos o pantanal, o cerrado e a área da bacia amazônica, então cada região dessa tem a sua aptidão de economia localizada. Precisamos buscar valorização do nosso produto por vivermos numa área da bacia amazônica, onde a exploração é limitada, não sendo igual ao cerrado onde a exploração é maior, aqui nós limitamos em 20% da área em produção, então precisamos da consciência de que a nossa produção tem que ser ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa, trazendo uma condição de vida digna ao pequeno produtor”.


O prefeito quer fortalecer as culturas permanentes e enxerga a necessidade de políticas públicas que venham dar maior assistência ao produtor rural.


“Estamos buscando as culturas permanentes, sou entusiasta com a questão do café, o cacau que está em bom preço de mercado, temos a seringueira, enfim nós temos várias atividades para serem exploradas, acredito que precisamos de políticas públicas que venham levar assistência técnica para o homem do campo, e as possibilidades de rentabilidade para podermos desenvolver com muito mais potencial a nossa região”.


Jair Klasner afirmou que vai continuar fortalecendo as atividades econômicas que estão trazendo resultados positivos e cobrou funcionamento de um laticínio que está parado, garantindo que vai apoiar no que for necessário para que a empresa funcione e traga novos empregos a população.


“Lógico que vamos continuar fortalecendo aquela economia que já está dando certo, que é o gado de leite, também estive já com os empresários que têm uma planta instalada, um laticínio moderno que está parado, sem funcionamento, cobrei a atividade e o funcionamento deste laticínio, vamos fazer parceria, o que precisarem do município estaremos dispostos a ajudar para que entre em atividade, que gere emprego e renda no nosso município”.


O gestor comentou também sobre o sucesso na área do extrativismo de castanha que poderia gerar maior lucro e emprego se o município tivesse condição de atender demanda necessária.


“Temos o extrativismo da castanha que vem aí trabalhando com as associações, só para ter uma noção o ano passado foi extraído mais de 400 toneladas de castanha in natura que saiu do município, que poderia ter sido processado aqui, gerando emprego, renda e valorizando essa mercadoria”.


Em seu mandato vai procurar buscar a agroindústria e dar todo o suporte necessário aos produtores rurais, investindo também na questão de inspeção municipal, garantindo qualidade dos produtos para que não haja nenhum tipo de impedimento para realização de comércio livre.


“Vamos buscar a agroindústria, também para a área frutífera, dando condições ao pequeno produtor de colocar seu produto na prateleira do mercado, para isso também investiremos pesado num sistema de inspeção municipal, aliado com a vigilância sanitária, para que nós possamos credenciar aquele pequeno produtor, aquela agroindústria com a possibilidade de ele vender seu produto com origem, corretamente e sem nenhuma retaliação”.


Devido seus anos de trabalho no meio político e como servidor público na AL, o prefeito de Cotriguaçu tem conseguido dialogar tranquilamente com deputados estaduais e federais para conseguir emendas ao município e solucionar problemas antigos, como a questão do asfalto dentro do perímetro urbano.


“Temos boas articulações políticas, até porque estive em Cuiabá ao longo de dez anos, sempre no meio político, fui servidor da Assembleia Legislativa por cinco anos, servidor do INTERMAT (Instituto de Terras de Mato Grosso) por mais dois anos, procurador do município de Chapada dos Guimarões, então isso nos credenciou, este trânsito livre com a classe política, e temos através da representatividade do nosso partido, PSB, que hoje conta com quatro deputados estaduais, base do governo, inclusive o presidente da Assembleia Legislativa é do PSB”.

O prefeito garantiu o apoio do deputado Ságuas de Moraes e Carlos Bezerra que destinou recursos para melhorar o sistema de saneamento básico, e disse que hoje já não existe adversários políticos, pois tudo foi encerrado no dia 02 de outubro.


“Contamos com o aporte de mais dois deputados federais, e no nosso arco de alianças também temos o deputado Ságuas de Moraes que é da região e, além disso temos outras conversações, até com adversários nós temos parceria, porque dia 2 de outubro acabou-se essa questão de briga política, já buscamos parceria com o deputado Carlos Bezerra que investe bastante na região, inclusive tem recursos do saneamento básico que é emenda do deputado Carlos, já liberou uma parcela final de ano.


O administrador público disse que vai trabalhar para tornar realidade o asfalto dentro do perímetro urbano, desse modo a população não sofrerá as consequências dos períodos de seca e chuva, que comprometem a qualidade de vida.


“Vou trabalhar, buscar essas parcerias, porque hoje o município verdadeiramente com os recursos próprios não consegue colocar infraestrutura necessária que nós precisamos, tendo em vista que mais de 70% do nosso município não conta com malha asfáltica, trazendo transtornos e a qualidade de vida fica comprometida, na época da seca muito pó e no tempo de chuva muita lama, queremos fazer uma grande ofensiva na questão da pavimentação asfáltica na cidade”.


Outro problema é a questão do fornecimento da água tratada que não está sendo prestado para os munícipes, no seu governo vai buscar resolver problemas da área de saúde pública.


“Estamos 100% com a rede de esgoto, que está inoperante devido umas questões técnicas, vou procurar resolver isso, e trazer verdadeiramente a água encanada que hoje não temos esse serviço prestado pelo poder público, para enfim trazer maior qualidade de vida para a população”.

Por: Elizandra Trindade

Crédito da Foto: Maurilio Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg