• Elizandra Trindade

Rally do Valle será realizado em Tabaporã e Porto dos Gaúchos




O Rally é um esporte radical realizado anualmente nos municípios da região, uma prática esportiva diferente que possibilita os indivíduos participantes se aventurarem por caminhos desconhecidos, conhecendo melhor a cidade onde residem. Essa modalidade de esporte pode parecer sem propósito algum, entretanto, ao realizar a pessoa aprende a superar obstáculos que encontra no decorrer do percurso e a manter persistência constante, pois a duração da jornada é longa. O evento Rally também evidencia como é necessário para seguirmos a trajetória na vida, mantermos controle diante das dificuldades, saber encontrar soluções no primeiro problema aparente, compreender a importância da ajuda mútua para favorecer o trabalho em equipe, a prática da persistência e vontade de atravessar os desafios que fazem parte da existência de cada pessoa.


A origem do Rally não é recente, pois as primeiras competições foram realizadas no ano de 1875 em duas cidades francesas, Paris e Le Mans, por amigos que eram fascinados pela velocidade, com isso aos poucos esse esporte antigo foi tomando conta de outras partes da França e se espalhando pelo mundo. De acordo com registro histórico a primeira atividade foi feita no Monte Carlos, na região de Mônaco. Como qualquer atividade física existe ritmos diferenciados e uma diversidade, o Rally também possui diferentes modalidades e provas, podendo ser praticado não apenas por carros e motos, mas por veículos mais pesados dependendo da situação a ser transcorrida.


O primeiro Rally é o da velocidade, quesito essencial para vencer a competição, neste caso as estradas percorridas são fechadas, e precisam estar em boas condições para não impedir o bom desempenho dos participantes, também é fundamental todos conhecerem antecipadamente o trajeto. Vence aquele que conseguir maior pontuação em trechos escolhidos e avaliados. A segunda modalidade é o Rally de Regularidade, nesta versão os competidores não conhecem o local de trajeto, mas, antes de iniciar o evento recebem livro contendo instruções sobre o caminho. Neste caso, as estradas não precisam estar em boas condições, e o veículo pode sofrer danos. A pontuação é obtida através de medição precisa de administradores que marcam o tempo em que cada veículo passa pelo trecho especial, e acumula maior ponto aquele que conseguir atingir pontuação ideal estipulada pelos organizadores do evento. Por fim, existe o Cross Cuntry, vencendo aquele que for mais ágil.


No Brasil, a prova mais conhecida é o Rally dos Sertões, no ano de 1991 foi executada com o nome de Rally São Francisco no interior do estado de São Paulo e envolveu o uso de motos, mas, apenas no ano de 1993 nasceu oficialmente o Rally dos Sertões. Para continuar fortalecendo a prática do Rally no Estado de Mato Grosso a administração municipal de Tabaporã vai realizar a 7ª Edição do Rally nos dias 18 e 19 de fevereiro, a inscrição tem o valor de R$ 60,00 (sessenta reais), os competidores recebem uma camiseta personalizada do evento e quatro refeições. A comissão organizadora do evento está sendo comandada pelo secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Joari Nogueira que promete superar as edições anteriores e assegurar muita aventura e emoção aos competidores.


A comissão organizadora do 7º Rally de Tabaporã informa a população local e municípios do Vale do Arinos e Vale do Juruena que as inscrições estão abertas, e convida todos para estarem participando deste evento que já virou tradição, atraindo pessoas de diversos lugares. A saída vai acontecer no sábado, 18 de fevereiro as 7:00h da manhã e a finalização está marcada para dia 19 as 17:00h.


Outro município que estará realizando o evento Rally no Vale do Arinos, agora no mês de janeiro é Porto dos Gaúchos, estando na 5ª edição da prática esportiva, atraindo também inúmeros participantes. O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais), e a saída vai acontecer no dia 28 as 7:00h da manhã e o retorno está estabelecido para o dia 29 de janeiro as 17:00h. Quem gosta de muita aventura, enfrentar desafios e apreciar as belezas da natureza, está convocado para participar deste evento no Vale do Arinos que vai proporcionar enriquecimento cultural e novas descobertas.


Por: Elizandra Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque