• Elizandra Trindade

5ª Edição Rally do Vale é realizada com sucesso em Porto dos Gaúchos

Na manhã de sábado (28/01) a Praça Leopoldina Wilke esteve lotada de motoristas audaciosos, preparados para enfrentar diversas situações inusitadas organizada pela comissão administrativa do 5º Rally do Vale de Porto dos Gaúchos. O evento contou com a presença da população local, e pessoas vindas de outros municípios, sendo que todos antes da largada oficial estavam animados por esta nova emoção na estrada. Houve uma organização minuciosa e calculista com relação à preparação do evento que contou com acompanhamento durante os dois dias de uma equipe de segurança e profissionais da saúde, caso atendimento médico fosse necessário devido acidentes causados por atitudes imprudentes. A saída ocorreu em torno das 9:00h da manhã, e até domingo, dia 29/01, quando as atividades foram encerradas, muitas emoções foram vivenciadas e histórias construídas coletivamente por pessoas de várias idades e cidades que certamente se lembrarão com alegria desta nova jornada proporcionada pela administração municipal de Porto dos Gaúchos.


O prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Piovesan (Baxinho) participou ativamente do 5º Rally do Vale e recebeu animadamente os munícipes vindos de outros municípios. Na ocasião, disse sobre a importância da realização de eventos regionais para aproximar pessoas de diversos locais e formar novos vínculos que contribuam para a prosperidade do Vale do Arinos.


“O Rally deste ano está com bastante participação, já é um Rally tradicional da região, até o nome já convida todo o Vale do Arinos, nesta nova edição também contamos com representações de todos os municípios da região do Vale do Arinos. Então, para nós da organização e todos os patrocinadores, é uma satisfação grande receber todos no município de Porto dos Gaúchos para participar do Rally, que na realidade se tornou um ato de confraternização entre os municípios vizinhos”.


O evento também acarretou movimento de recursos que permanecerão na região para fortalecer a economia local, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento e progresso aos munícipes. O prefeito disse ser importante a organização de festividades, comemorações e eventos próprios da localidade para fomentar a economia municipal e fazer com que o dinheiro circule e fique dentro do Vale do Arinos.


“Um evento desse porte agita a cidade e movimenta o Vale do Arinos, tenho certeza que é um evento em que muitos motoqueiros (a) arrumam suas motos, então é oficina, posto de gasolina, oficina de carro, depois é lava-jato, então querendo ou não dá uma aquecida, provinda de um evento que circula o dinheiro no Vale do Arinos. É diferente de uma exposição, algo aonde vêm outras pessoas e levam os recursos do nosso município fora, esse é um evento onde as pessoas arrumam as motos e seus carros dentro de seu próprio município, então é um movimento que se faz e ajuda muito o município. Certamente todos ganham e aqueles que participam fazem com alegria e satisfação porque todo ano voltam para participar do Rally do Vale”.


Baxinho afirmou que o caminho escolhido para realização do Rally foi arrumado cuidadosamente, pensando no divertimento e participação de todas as pessoas, pois pelo percurso carros e motos de diferentes potências conseguiram transcorrer as estradas que permitiam desvio adequado nos piores trechos.


“Ficamos dias organizando o trajeto, feito com bastante cuidado para que todos possam participar, e que tenha emoção, então carro baixo participa, têm emoção para carro traçado, para os motoqueiros (a), e aqueles de carro baixo que precisam desviar do lugar pior têm lugar para fazer isso. É importante, fazer dessa maneira para que todos tenham a oportunidade de participar não só aqueles que têm carro 4X4, nem aqueles com moto grande, então é um evento bem organizado visando atender a toda população”.


Para garantir sucesso absoluto sem nenhum episódio fatal, estiveram participando uma equipe da polícia militar para orientar os participantes e assegurar direção segura, sem ingestão de bebidas alcoólicas, pois infelizmente no nosso país este procedimento inadequado tem gerado vários acidentes e arrancado vidas jovens e de crianças inocentes. Uma ambulância também foi disposta e seguiu juntamente com os participantes, caso fato inesperado surgisse e requeresse atendimento médico imediato.


“Para dar maior segurança a todos, pensamos no carro de apoio, ambulância com médico e técnico de enfermagem, então esteve participando uma equipe prepara para estar dando total segurança aos participantes do Rally. Sem dúvida nenhuma contamos com o papel fundamental da polícia militar em estar sensibilizando a todos para não haver loucura, nenhuma bebedeira no volante ou pilotando moto, e isso é importante, a polícia militar é sempre parceria da prefeitura, companheiros do Rally, muito obrigado a polícia militar, a todos os órgãos da justiça que nos permite estar aí fazendo esse grande evento pro Vale do Arinos”.


O administrador público narrou parte da jornada experimentada no sábado e domingo pelos participantes do evento.


“No sábado percorremos em torno de 30 km dento do município de Porto dos Gaúchos e mais 85 km dentro de Juara, nós vamos dormir na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, mesmo local do ano passado, mas a rota é excelente. Para esse ano modificamos um pouco a rota de chegada, então no domingo fizemos um pedaço dentro de projeto de manejo, de madeira, é quem quiser participar participa, quem não quiser, espera no almoço que nós voltamos no local do posto onde foi servido o almoço. No domingo nos reunimos na ASPEPO, onde o pessoal ficará um tempo para descansar, arrumar suas bagagens para todos voltarem para suas casas tranquilos (as), acalmados (as)”.


De acordo com o gestor foram aproximadamente 260 km de aventura inesquecível.


“Percurso total é em torno de 260 km, com bastante natureza, lama e poça da água, uma aventura muito boa”.


O local onde todos se reuniram ao final do evento foi na ASPEPO (Associação dos Servidores Públicos de Porto dos Gaúchos) para as pessoas descansarem, se alimentarem adequadamente. Segundo informações a média houve mais de 150 inscrições realizadas até mesmo no dia do evento, não havendo diminuição no número de inscritos que contribuem na expansão economia local e avanço do Vale do Arinos.


O gestor público deixou sua mensagem a todos que participam dos eventos públicos organizados pela administração municipal.

“Temos que trabalhar muito porque é importante, mas, também precisamos aprender a nos divertir, é necessário um momento de lazer para nós termos um tempo de relaxamento, distração, pois se ficarmos somente no trabalho, trabalho, trabalho. a pessoa não fica bem. Então um evento desse aqui você certamente descansa e se diverte muito”.


Também convidou aos munícipes que não participaram em Porto dos Gaúchos para estar indo nos municípios vizinhos.


“Aqueles que não tiveram a oportunidade de participar, venham participar, participem, vai ter Rally em Juara, Tabaporã e Novo Horizonte também, para os que nem vieram aqui deixo um recado, vão participar destes outros porque é muito bom, não é nada de loucura, mas, um evento aonde quem vai sempre decide retornar, esse é meu recado a todos, vamos trabalhar, movimentar nosso Vale do Arinos, movimentar nosso Estado, nosso país, mas também vamos nos divertir porque todo mundo precisa”.


Baxinho garantiu que estará participando do Rally dos municípios próximos, mas manifestou seu descontentamento com a mesma data programada para acontecer o de Juara e Tabaporã.


“Estou descontente um pouco porque o Rally de Juara e Tabaporã é no mesmo dia, é achei que eles poderiam se comunicar e mudar a data, mas, infelizmente não houve acordo. E como Baxinho é um só, o Baxinho vai ter que ir a um só, ou nós vamos sábado em um, e domingo em outro, vamos analisar o que fazer, mas gostaria muito que fosse em duas datas diferentes para poder participar com a equipe de Porto dos Gaúchos. A prefeitura também vai estar ajudando pra ir até o Rally das cidades vizinhas quem estiver interessado em participar”.


Por: Elizandra Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg