• A Folha do Vale - Jornal e Site

Sessão solene é realizada em Homenagem à mulheres juarenses e pioneiras do Vale do Rio Arinos

Uma data marcada por homenagens: o dia Internacional das mulheres (08 de Março) remete a luta de guerreiras na busca de igualdade... desde o direito ao voto, ao estudo, a igualdade social, ao reconhecimento, ao respeito, a participação na política...


Ao redor do mundo, o público feminino busca pelo 'direito de expressão'. E em homenagem às milhares de mulheres Juarenses... e pioneiras do Vale do Rio Arinos, lideranças femininas de Juara se mobilizaram para realização de uma sessão solene voltada às mulheres, com orientações, palestras e homenagens.

A ação realizada na Cârama Municipal, na segunda, dia (06/03) foi uma iniciativa das vereadoras Ulliane Macarena e Marta Dalpiaz, as quais contaram também com o apoio e participação da Prefeita de Juara Luciane Bezerra, a Dep. Janaina Riva, a Promotora de Justiça, Drª. Roberta Cheregati Sanches, a Juíza do Trabalho, Dra. Helaine Cristina Queiros e a professora Dra. Valéria Melki Busin.


Na verdade, todos os vereadores junto a dezenas de ilustres mulheres Juarenses marcaram presença e conferiram notoriedade ao evento.


Dentre o público feminino que fez-se presente, foram convocadas também ao dispositivo de honra, a Srª Nilza Paraná, representado as ex-vereadoras do município, a Srª Irene Prieve - Presidente da ACEAJU, representando as mulheres comerciantes e a Srª Maria Aparecida Teles de Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Todas as fotos deste evento podem ser visualizadas aqui


Quanto as mulheres homenageadas, destacaram-se por sua história e pelas contribuições e ações relevantes ao município e à região:

Elizabete de Jesus Furlan

Nascida em Jussara-PR, aos 17 anos começou a carreira de Professora no município de Pérola-PR. Em 1981, mudou-se para Juara, e seu 1º emprego foi o cargo de Agente Administrativo na Escola Estadual José Dias. Designada Assessora Pedagógica da SEDUC, em 2000 e permaneceu no cargo até 2011. Atualmente é professora efetiva na Creche Municipal Thayná Gabrielly Oliveira Morais, e presta serviços à Secretaria Municipal de Educação de Juara-MT.


Neuza Pizzólio Alves


Nascida em Penápolis, São Paulo. Em 1985 junto com o esposo Hélio mudou-se para Juara. Em 1987 ficou viúva, com apenas 39 anos de idade e 04 filhos para criar. Vestiu-se de fé, honra e coragem e foi a luta.


Lecionou na Escola Luiza Nunes Bezerra onde iniciou sua história como professora, sempre com muita seriedade e dedicação passou pela Escola Oscar Soares, colégio Delta, Pé de Galinha, Costa e Silva, Agrícola e por fim na creche Madre Paulina.

Durante estes anos foi se aperfeiçoando, cursou magistério, faculdade de pedagogia e pós graduação. Sua família é seu maior orgulho. Em Janeiro de 2016 sofreu um Acidente Vascular Cerebral, com graves complicações, uma delas nos rins, e teve que se mudar para Tangará da Serra, para fazer hemodiálise e estar mais próxima de recursos para saúde. Com a graça de Deus vem se recuperando dia após dia, com fé e força. E por ser esta mulher corajosa que recebeu a linda honrosa homenagem.

Devido aos problemas de saúde, ela foi representada, na sessão, pela nora Neuza Pizzolio.


Maria Claudemira Rodrigues de Freitas


Natural de Catende, na região da mata Pernambucana, cresceu em meio as dificuldades do sertão nordestino e em 1998 resolveu deixar sua terra natal e mudar-se para Juara, com seu companheiro da época e seus filhos. No ano de 1998, quando decidiu-se mudar para Juara, foi abandonada pelo companheiro e pai de seus filhos, sendo 06 biológicos e 01 do coração, ficando com a responsabilidade de cuidá-los e educa-los, tornando-se mãe e pai... seus filhos são seu maior orgulho.



Transformou-se em uma líder comunitária do seu bairro, o João de Barro,onde já participou da diretoria da associação. Na comunidade em que vive realiza festas beneficentes para as crianças, prepara sopão para pessoas e crianças carentes.


Um dos eventos que ela realiza todo ano é a Festa do Dia das Crianças, no dia 12 de Outubro, com distribuição de brinquedos, doces, salgados e refrigerantes para a criançada.

Amara Moreira da Silva Ramos

Nascida em Londrina-PR,moradora de Juara, desde 1994, onde trabalhou em casa de familia, depois foi aprovada em concurso público e em 14 de outubro do ano de 1991, começo a trabalhar na Câmara de Vereadores, onde está até hoje.

*Moção é entregue pela vereador Flavinho à Amara Moreira da Silva Ramos

Laura Bulla Rissotti


*Laura Bulla Rissotti recebe moção honrosa em Juara no dia das mulheres, em sessão solene realizada em Juara MT no dia 06 de março de 2017. Devido a sua ausência a moção foi entregue pelo Vereador João Rissoti, às suas irmãs, filhas da dona Laura.


Nascida em Maringá-PR, frequentou a primeira escola na área rural. Voltou a estudar muitos anos depois, já casada e com 03 filhos, numa cidadezinha chamada Iroí. Em 1970 foi lecionar para uma turma da 1ª série da Escola Municipal Arthur da Costa e Silva, distrito de Boa Esperança. Em 1979 chegou em Juara e foi dar aulas nos barracões e clubes da cidade.


Com o passar dos anos e fazendo vários cursos de qualificação, teve uma professora que foi sua aluna na 1ª série, Rosa Maria de Jesus Furlan.


Mulher guerreira, teve uma vida dedicada à educação e à família e hoje diz que tem orgulho de ser professora, hoje com 60 anos de idade e 33 anos dedicados a educação.


Dentre os seus ex-alunos estão professores, advogados, uns fizeram doutorado, outros viraram empresários e vários espalhados em diversas atividades.


Pessoas como esta mulher, fazem a diferença em qualquer lugar do mundo, mas ela escolheu Juara como sua terra, para criar os filhos e ensinar os nossos, por isso merece nosso reconhecimento e agradecimentos.

Maria Pirovani Riva

Nascida em 1936, em Guacui-ES, criada na roça, casou-se e mudou-se para o estado do Paraná, com o saudoso esposo Daury Riva, no ano de 1959.

No ano de 1979 mudaram-se para Juara-MT. Criou sua família trabalhando na terra, no cultivo da lavoura, de café, feijão e arroz, e mais tarde na pecuária leiteira. mas pela grande fé em Deus, nunca deixou de ajudar e estar presente em todos eventos filantrópicos, onde sempre ajuda as entidades do município.


*A Dona Maria Pironani Riva recebe moção honrosa da vereadora Ulliane Macarena, e a Dep. Janaina Riva aproveita o momento para registrar uma foto junto a sua Avó.

Maria da Conceição Pereira Martins

Natural de Santana do Machuaçu, Estado de Minas Gerais, aos 12 mudou com a família para Iporã-PR, local onde terminou o ginásio, posteriormente ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama-PR, formando-se em Letras. Após a formatura lecionou em Francisco Alves-PR. No ano de 1982 mudou-se com a família para Juara onde abriram um comércio. Em 1984 iniciou como professora, passou a lecionar nas Escolas Estadual José Dias e Oscar Soares. Após aposentar-se como professora, passou a se dedicar com exclusividade ao comércio, mas é reconhecida por todos como uma professora dedicada, boa comerciante e mãe de família exemplar.

*Vereador Léo Boy entrega moção de honra à Srª Maria da Conceição Pereira Martins

Irene Prive do Nascimento

Natural de Porto dos Gaúchos, vivei na zona rural até 1976. EM 1978 ingressou na Banco do Bradesco, daquela cidade, depois foi transferida para Novo Horizonte do Norte e em seguida Juara.

Em janeiro de 1991 se desligou do Banco do Bradesco, para dedicar-se aos negócios da família. Em 1999 formou-se em Técnica em farmácia e em 2005 formou-se em Bacharel de Administração pela UNEMAT/Juara. Também foi professora e orientadora pela Faculdade Fasip de Sinono curso de extensão de Administração até o final de 2012.

Desde 1994 está como presidente da ACEAJU - Associação Comercial Empresarial de Juara.

*Vereador Hélio Castão entrega moção à Srª Irene Prive do Nascimento

Nilza Paraná

Nascida no Paraná, em Cuiabá conheceu o saudoso José Pedro Dias, com quem se casou e veio morar em Juara, no final da década de 70. Junto com Zé Paraná contruiu Juara, uma história de pioneirismo e dedicação ao povo do Vale do Arinos.

Foi ela que ajudou a plantar as primeira árvores e a construir as primeiras casas em Juara. Como pioneira, ajudou muitas pessoas, dando assistência às famílias que aqui chegavam, em momentos difíceis, principalmente nas horas de doenças.

Como Primeira dama, de 1989 a 1992, realizou um grande trabalho na Assistência Social, comandando a extinta Legião Brasileira de Assistência - LBA. Batalhadora, teve seu prestigio reconhecido, quando, em 2004 foi eleita vice-prefeita, junto com Oscar Bezerra e chegou a assumir a prefeitura, sendo a primeira mulher a assentar-se na cadeira de prefeita da cidade.

Em 2012, foi vereadora da cidade, cumprindo seu mandato até o final de 2016.

*Vereador Chico do Indea entrega moção à Srª Nilza da Rocha e Carmo Dias

Janaina Riva

Nascida em Juara, no ano de 1989, mãe de dois filhos (Sophia e José), aos 06 anos mudou-se com a família para Cuiabá, quando o pai, José Geraldo RIva, venceu a eleição para Deputado Estadual.


Com apenas 28 anos de idade, é a única mulher eleita para a 18º legislatura na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, foi também a segunda parlamentar mais votada em 2014 com 48.171 votos, além de ser a mais jovem.


Política nata, desde adolescente participava das juventudes e militâncias partidárias. Sua primeira atuação foi na Juventude 45 Graus do PSDB, idealizada por Dante de Oliveira.


Com essas experiências adquiridas, Janaina Riva fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo estado a ter militância jovem do PSD no País. Em contato contato constante com prefeitos e vereadores, ela conhece bem as demandas dos 141 municípios do Estado e em seu mandato tem empunhado a bandeira municipalista.


Eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos e Amparo aos Adolescente e Idoso da Assembléia Legislativa no início do seu mandato. À frente desta comissão seu trabalho de luta pelas minorias tem ganhado força com a retomada e debate de assuntos ligados ao tema dentro do parlamento

*Vereadora Uliane Macarena entrega moção à Dep. Janaina Riva

Luciane Bezerra

Nascida em Paraguaçu Paulista, foi criada em Juara e vive a 30 anos em Mato Grosso. Sempre ao lado de seu esposo Oscar Bezerra,eleito prefeito de Juara, em 2004. Na época exerceu o cargo de gestora de Ação Social e de Saúde, o que chamou a atenção da população pela dedicação e compromisso como povo de Juara.


Em 2010 foi eleita Deputada Estadual e durante os quatro anos de mandato foi considerada uma das parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa, tanto com apresentações de proposições quanto em ações voltadas para melhorias de todo o Estado de Mato Grosso.


Já em 2015 enfrentou um novo desafio, como presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT).


Hoje ela tem a responsabilidade e o compromisso de administrar Juara, como a autoridade máxima do município, contando com a confiança de seu povo, que a elegeu com esmagadora maioria dos votos em outubro de 2016.

Seu lema: "Você contribuirá nessa história. Juntos vamos contribuir um novo futuro para nossa cidade"

*Vereadora Marta Dalpiaz Nepomuceno entrega moção à Prefeita Luciane Borba Azoia Bezerra.

Informações do Cronograma da Sessão

Por: Elizangela Trindade

Guia Digital de Juara

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png