• Elizandra Trindade

Curso de Direito é ofertado a munícipes de Aripuanã

O Curso de Direito está sendo uma oportunidade para 100 munícipes de Aripuanã que conseguiram conquistar uma vaga, no final do mês de fevereiro foi feito um evento comemorativo para realizar entrega dos primeiros livros aos acadêmicos, que terão ao longo do percurso que apreender, superar dificuldades, fazer inúmeros trabalhos, provas até estarem preparados para assumir definitivamente a profissão, buscando utilizar todo o conhecimento em benefício de uma sociedade carente de profissionais capazes de promover mudanças essenciais. Lideranças de segmentos diversos estiverem presentes na entrega dos livros, marcando também a vitória dos acadêmicos que concluíram a 1ª Fase da caminhada, e no mês de abril continuarão andando no 2ª Semestre. O prefeito, Jonas Rodrigues da Silva (Canarinho) na ocasião comentou a importância do curso para Aripuanã e região, e diz ser uma honra oferecer esse curso aos munícipes.

“O curso é muito importante, vários municípios do Estado de Mato Grosso gostariam de ter um curso de direito, lembrando que começou na administração passada e até agora estamos dando continuidade. O custo é muito alto, na verdade o governo deveria estar bancando, está custando 1.200.000 (um milhão e duzentos), e sabemos serem os munícipes que estão pagando, então isso é muito importante. Felizmente adquirimos esse curso, estamos cumprindo com nossas obrigações, penso ser fundamental, a máquina pública está sendo enxugada, assim sobra dinheiro para cumprirmos com essa responsabilidade, entregaram uma leva de aproximadamente R$ 12.000 (doze mil reais), e é essencial, daqui uns anos teremos muitos bacharéis em direito formados, e quem tem a ganhar é o município de Aripuanã.

O secretário municipal de educação Ermes José dos Reis acompanhou a entrega dos livros que segundo o mesmo serão valiosos para os acadêmicos realizarem suas pesquisas e construírem trabalhos com valor inestimável.

"O curso de direito é interessante para todos, permite que nosso cidadão tenha capacidade de ter um curso superior bacharelado pautado para defender as leis e os direitos daquele cidadão que precisa, nossa região de certa forma é carente nesse tipo de profissional. Com esse curso visamos atender toda região com bacharelado em direito, e os livros são importantes porque todos os acadêmicos necessitam de um elemento físico, embora tenha-se internet, necessitam dos livros para fazer pesquisas, divulgar autoria e ter mais credibilidade nos trabalhos que serão realizados".

O coordenador dos cursos ofertados pela UNEMAT, Éverton Neves dos Santos, esteve também na solenidade e comentou sobre o convênio firmado entre prefeitura municipal e a fundação, destacando a quantidade de livros entregues e o valor do curso para o município.

"Temos convênio firmado com a prefeitura, tem cem vagas no curso de direito e esse convênio faz a previsão de novos cursos, os livros entregues nesse ato são a primeira leva, sessenta e oito, e isso potencializa o que temos no curso que é a forma de ensino/pesquisa porque no nosso convênio, para a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e principalmente para o novo marco regulatório jurídico do Brasil é importante uma biblioteca local, além daquilo ofertado aos alunos que são obras em PDF".

O coordenador explicou o período no qual está sendo realizado o curso, e sobre o convênio com a prefeitura.

"Foram disponibilizadas cem vagas, em duas turmas, uma no matutino, cinquenta vagas, e no noturno cinquenta vagas, estão em andamento no segundo semestre, essa noite encerramos o primeiro semestre, então a partir de abril vamos para o segundo semestre. Para haver disponibilidade de novas turmas precisamos firmar novos convênios com a prefeitura, iniciativa privada, por isso, inicialmente temos essa turma exclusiva, forma os cem alunos e depois a UNEMAT dialoga com os gestores municipais para que haja uma segunda turma".

Na ocasião, o coordenador Éverton dos Santos explicou sobre as modalidades de ensino da UNEMAT.

"É importante entender que a UNEMAT tem três modalidades, a UNEMAT cursos regulares, a UNEMAT cursos parcelados, que são essas turmas especiais e a UNEMAT virtual, que é a EAD ou para outros UAB, então estamos no quesito parceladas, que são na verdade as turmas especiais, aquelas que ao longo de cinco anos não vai existir outro vestibular, apenas esse, então não tem mais entrada de acadêmicos, são somente os cem, 100 colegas de acadêmicos que transitam ao longo de cinco anos".

Por: Elizandra Trindade

Crédito das Fotos: Maurilio Trindade Aun

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg