• Elizandra Trindade

Secretária de Cultura do Município de Tabaporã Incentiva Prática da Leitura


O ato da leitura é o caminho da descoberta, informação e entendimento do mundo em que vivemos, é ainda esclarecedora da natureza humana e seus conflitos constantes. Cada livro que pegamos nos transporta para outros lugares, onde podemos aprender com pessoas diversas, sem preocupação com aparência, personalidade ou qualquer classificação estabelecida entre os seres humanos, porque na verdade o que deve ser lembrado, estar eternizado é aquilo que conseguimos apreender, indo muito além do simples enriquecimento de vocabulário, decodificação de palavras e memorização. Nessas viagens que fazemos é necessária muita cautela, atenção e percepção aguda porque podemos acabar deixando de compreender o mundo interior de quem escreve, ficando distraídos com rimas, imagens e acabar sem captar o essencial, pois o escritor tem sempre uma mensagem para transmitir, um outro mundo onde está instalado, e o leitor deve permanecer absorto se quiser de fato conhecer a verdade por trás das linhas.

Na sociedade contemporânea a leitura deixou de ser valorizada, incentivada e praticada como deveria ser, as notas de jovens e adultos nos exames educacionais de nível nacional, o número de analfabetos, o desinteresse constante dos alunos dentro das escolas e universidades públicas demonstram que a ignorância anda assolando a população brasileira, e por isso precisamos ficar atenciosos com os que afirmar entender algum assunto. E desde antigamente, várias sociedades antigas, extintas, sabiam do mal que a ignorância humana provoca, gera guerra, fome, doenças, infelicidades e desordem. Sem conhecimento ficamos a mercê do mundo e de todas as pessoas, somos levados a acreditar no que nos dizem da adolescência a fase adulta, ficamos presos, engaiolados na mente, com receio de quebrar paradigmas, sair do “comum”, nem conseguimos enfrentar nossos próprios desafios. Em verdade, a leitura faz com que exploremos nossa própria vida, conheçamos nossas crenças, preconceitos, medos e aspirações.


É fundamental o exercício diário da leitura, mas, claro que tudo demanda esforço, empenho, foco ininterrupto, por isso, antes de iniciar sua aventura, certifique-se de que está pronto para superar todo obstáculo, e que sua força de vontade seja superior aos desânimos iniciais, mas, caso pare, saiba que pode continuar quando quiser, sendo bom lembrar que o importante, na realidade, não é nem terminar primeiro, ou rapidamente, mas aproveitar a jornada, porque é no caminho que tudo acontece.


Com a intenção de incentivar a prática da leitura e formar novos leitores, a secretária municipal de cultura e educação do município de Tabaporã convida toda população a estarem visitando a Biblioteca Pública, onde tem também organizado um laboratório de informática, caso haja necessidade de pesquisa relevante ao conhecimento. Por isso, munícipes de Tabaporã, embarquem em novas viagens independentemente de sua idade, ou limitação imposta, aproveite esse local público, direito de todos, e adquira conhecimentos para mudar sua realidade, percepção de vida.



Por: Elizandra Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque