• Elizandra Trindade

Reunião para debater Segurança Pública do município foi realizada em Aripuanã

Foi realizada uma reunião do Conselho de Segurança no município de Aripuanã com o propósito de discutir, pensar meios de melhorar a segurança pública, diminuindo os índices de criminalidade e organizando mecanismos para oferecer oportunidades de adquirir dignamente uma condição de vida condizente com as necessidades. O delegado da polícia civil, Vinicius de Assis, comentou a importância do trabalho de segurança dentro do município de Aripuanã, o resultado alcançado na reunião e quais ações serão desenvolvidas para diminuir alguns problemas que afetam diversas famílias dentro da sociedade, independentemente da classe social.


“A reunião causou efeito positivo, estabelecemos uma parceria com o município, e o Conselho de Segurança Comunitária (CONSEG) na intenção de mobilizar a sociedade e o poder público ser um elo entre essas duas instituições que são importantes para estarmos fortalecendo a segurança pública. O CONSEG de Aripuanã é considerado um dos mais atuantes dentro do Estado de Mato Grosso, tem uma parceria muito forte com o Ministério Público, Poder Judiciário, e esse ano pretendemos traçar muitas ações em parceria com o município, principalmente no combate as drogas, violência doméstica e o abuso sexual de crianças e adolescentes”.


No momento, o delegado explanou que segurança pública está ligada a todas as pessoas, inclusive dos empresários atuantes na sociedade, e disse ser fundamental haver apoio das classes para solucionar os problemas de criminalidade na sociedade, pois é algo que prejudica vida de grande parcela da população, senão diretamente, indiretamente, quem hoje está sem ser afetado um dia acaba sendo, por isso é importante buscar soluções o quanto antes.


"É muito importante a parceria do empresariado porque precisamos criar cultura de que segurança pública é responsabilidade de todos. É o empresariado que aponta quem sofre mais com a criminalidade, porque geralmente o criminoso opta por praticar crime onde possa ter beneficio econômico e geralmente o empresariado é o mais prejudicado, então temos certeza que uma parceria com o CONSEG e o empresariado de Aripuanã terá efeito positivo, vai melhorar a economia no município e fortalecer ainda mais a segurança pública em Aripuanã."


O capitão Alexandre de Frontes Teixeira da polícia militar participou ativamente da reunião embora tenha começado seu trabalho a menos de dois meses no município está sendo parceiro do CONSEG para melhorar quadro social. Comentou o valor das reuniões, onde pessoas com interesses coletivos podem encontrar soluções viáveis.


"O Conselho de Segurança é um parceiro muito próximo da polícia militar, tem nos ajudando em questão de equipamentos, materiais para trabalharmos e também promovendo campanhas. Uma campanha de sensibilização que fizemos foi para diminuir acidentes no trânsito, prevenir ocorrências e salvar vidas, felizmente temos um conselho forte, pessoas motivadas, reuniões constantes, e a expectativa dessa parceria é a melhor possível tanto para a polícia militar como para a sociedade".


Capitão Frontes comentou sobre os projetos discutidos durante reunião para possivelmente serem implantados na sociedade e afirmou que todos tem papel relevante na modificação da perspectiva de jovens, crianças e adultos que podem enxergar alternativas boas para conseguir melhor condição de vida, sem precisar roubar ou se jogar no mundo das drogas para fugir do que não consegue suportar.


"Contamos com a presença do prefeito, é um parceiro nosso, estará dando aporte financeiro para alguns projetos, todos eles têm importância, instalação de câmeras no município, questão da guarda mirim, porque você pega a criança numa fase em que nem houve contato com coisas ruins, onde acabamos prendendo na rua, então você pega e mostra para as pessoas um caminho bom, e nisso a longo prazo conseguimos diminuir a incidência criminal. Temos intenção de ajudar nesses projetos na medida do possível, dentro do que for da nossa competência, pois são todos de grande valia".


A presidente do conselho de segurança, Stefani Tareli, presidiu a reunião junto com sua equipe de trabalho, num dialogo onde houve intensa participação, também do prefeito Jonas Rodrigues para proposição de projetos que com apoio financeiro da administração pública podem ser implantados para contribuir com vida de crianças e jovens dentro da sociedade que almejam mudanças significativas, aprendizagem e ascensão social.


"Essa reunião foi uma grande conquista porque o prefeito se disponibilizou a ajudar, a polícia civil representada pelo Dr. Vinicius e a polícia militar, pelo capitão Fontes já são membros natos, dispostos a auxiliar, temos muitos voluntários. Nós vamos fazer um bom trabalho, tirar as crianças da rua, diminuir a criminalidade, aproveitar esse tempo vago que as crianças têm para poder instruir boas condutas".



Por: Elizandra Trindade

Crédito das Fotos: Maurilio Trindade Aun

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg