• Elizangela Trindade

O Avanço de Tabaporã se faz com a Participação de Todos os Munícipes

Antes de tudo é importante que você saiba que sem a participação popular o desenvolvimento de qualquer município fica lesado sendo essencial que cada munícipes assuma a responsabilidade para a construção de uma sociedade mais justa e compromissada com o desenvolvimento.


Todos nós podemos e devemos assumir o papel de cidadãos conscientes. Julgar e condenar entes políticos, sem acompanhar de fato todas as ações que são promovidas ao município é ingenuidade pura, pois todos somos responsáveis, direta e indiretamente por tudo o que ocorre, ou deixa de acontecer em no município.


Diante isto levantamos alguns questionamentos:

*Você participa regularmente das sessão públicas de seu município, ou acompanha a ata das sessões?


*Faz parte de algum grupo/secretaria que lide sobre questões pertinentes à sua cidade ou município, no que tange sobre Educação, Saúde, infraestrutura ou Desenvolvimento social?


*Desenvolve algum projeto de conscientização na sua comunidade, bairro?

*Tem por hábito, exigir e emitir NF na compra e/ou venda de produtos e serviços?


*Paga impostos com o entendimento de que é este recurso que banca a melhoria nos diversos setores da sociedade (educação, infraestrutura, saúde...)?


*Empenha-se na vossa formação pessoal/profissional, busca e cria oportunidades para desenvolver-se?


*Acompanha as prestações de conta pertinente ao município?


*Dialoga com os vereadores, secretário e prefeito a da cidade?


*Apresenta demandas, soluções ou projetos que não existem mais que podem ser desenvolvidos no município (numa parceria entre o poder público e a comunidade)?

Ninguem faz nada sozinho. Por isso a sua participação e contribuição é importante ao desenvolvimento da cidade, do município e região. E o pagamento de tributos e contribuições municipais é uma parte deste processo.

Por isto saiba: O poder executivo de Tabaporã elaborou recentemente um projeto que foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereado, concedendo desconto de 30% no pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) aos contribuintes que não estejam endividados com a Agência Fazendária em anos anteriores. (Ou seja, o desconto é valido para aquele que mantiveram, até em tão seus compromissos em dia com o município) A intenção éé ajudar os munícipes no pagamento do imposto e aumentar a receita municipal, porque na verdade, sabemos ser a população que mantém a máquina pública funcionando, fazendo obras e ações públicas acontecerem, por isso é fundamental acompanhar as sessões pública para verificar a direção dos recursos públicos do seu município, pois para haver o progresso é necessário a colaboração de todos nessa corrente, onde cada indivíduo precisa cumprir com seus deveres, sabendo que uma ação, por mínima que seja, está beneficiando ou atrapalhando a vida de nossos semelhantes e o desenvolvimento da sociedade.



Por: Elizangela Trindade

Com redação - JornalA Folha do Vale

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg