• Maurilio Trindade Aun

Porto dos Gaúchos se destaca no XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde no Estado


Em paralelo houve eleição para presidente do COSMS.


Porto dos Gaúchos se destacou no XX encontro de secretarias municipais de saúde de Mato Grosso, evento que se realizou entre 06 a 09 de março de 2017 em Cuiabá com o tema "A Gestão do SUS em defesa da Atenção Básica: Juntos Somos Mais".


A secretária municipal de saúde, Silvia Regina Cremonez Sirena, destacou que: “O município de Porto dos Gaúchos esteve presente nas amostras exitosas de trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que aqui atuam. Estes espaços que constituíram momentos importantes de avaliação da política de saúde, troca de experiência e fortalecimento das parcerias entre municípios e demais instâncias envolvidas com a gestão e atenção a saúde. Configurando assim, em potencial estratégia de qualificação, cooperação e de inovação para o Sistema único de Saúde do Estado”.


Marciele Zandonadi destacou que: “Foi com imensa alegria que no julgamento das amostras, o município foi selecionado em terceiro lugar com trabalho temático Educação Permanente”.


O conteúdo apresentado trouxe em destaque “o acolhimento com classificação de risco nas unidades de saúde de Porto dos Gaúchos como perspectiva da integralidade do cuidado na atenção básica, desenvolvido pela secretaria municipal de saúde nas unidades básicas do município”, sendo um trabalho escrito pela enfermeira Natália Vitale Fiorillo Gama de Souza, sendo que o referido “tema” será apresentado no XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde na 14ª Amostra Brasil “Aqui tem SUS”.


A secretária de saúde enfatizou que o município participou com mais 04 trabalhos fantásticos nos quais ficaram selecionados entre os 15 melhores do Estado tendo como temas: Fisioterapia para pacientes com Algia na Coluna Vertebral e Grupo de Hidroterapia ambos escritos pela fisioterapeuta Franciana Paula Marques e o trabalho Comissão de Farmácia e Terapêutica escrito pela farmacêutica Gina Jonassom Mouquer Capellin e a outra amostra foi o trabalho de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Saúde escrito pela enfermeira Marciele Zandonadi.


De acordo com a secretária, o principal objetivo da secretaria municipal de saúde é estimular, fortalecer e divulgar as ações das equipes que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde, comentou a secretária Silvia.


Por outro lado, na eleição da COSMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso), a secretária municipal de Porto dos Gaúchos foi reeleita ao cargo, ou seja, Sílvia Regina Cremonez Sirena, foi reeleita para mais um mandado de dois anos, como presidente do COSMS.

O processo da eleição aconteceu no dia 08 de março, e o prefeito de Porto dos Gaúchos, Baxinho Piovesan, (PMDB) esteve prestigiando o XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde no Estado, e obviamente acompanhando a eleição. Evento que também foi acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, João Batista.



Na realidade, por nem ter concorrente ao cargo, Silvia Sirena foi reeleita por aclamação, como “reza” o estatuto.

Vale destacar aqui um dos discursos, aonde o prefeito de Porto dos Gaúchos foi enaltecido, por apoiar a secretária municipal de saúde em prestar um serviço a todo estado, pelo menos foi esse o posicionamento do secretário de saúde do município de Tapurah e representante da regional da Região Teles Pires, Marco Felipe, destacou que: “Eu não poderia deixar de agradecer ao senhor, prefeito Moacir, essa parceria que o senhor tem tido conosco, o senhor tem noção do quanto o senhor tem contribuído com os 141 municípios de Mato Grosso, mais de dois milhões de pessoas, o senhor conseguiu imaginar o quanto o senhor tem nos ajudado, deixando a Silvia ser presidente do COSMS, o prefeito tem que ser muito parceiro, ter vocação, dom para a coisa, quero aqui te agradecer de coração e sem sombra de dúvidas, o senhor tem sido o prefeito que mais tem ajudado a saúde pública do estado. Na verdade, o senhor não merece ser prefeito de Porto dos Gaúchos, a população que merece ter o senhor como prefeito, e só posso agradecer a Deus pela sua contribuição”. Disse o secretário.


Por sua vez, a presidente reeleita, Silvia Sirena, agradeceu ao prefeito Baxinho Piovesan, ao companheiro secretário de infraestrutura, Eder Rafael Boldrin, que estava presente e a sua família.


“Há 05 anos, ele nem me conhecia e teve a coragem de colocar a saúde pública em minha mão, em nossa mão, por que assim é em Porto dos Gaúchos. Obrigado Baxinho, pela confiança que você tem em minha pessoa, por permitir a minha ausência no município para cuidar da saúde do estado, no ano passado fiquei 45 dias fora do município, nas nossas andanças. Magrelo (Eder Rafael Boldrin), nós somos uma família, obrigado prefeito. E por último, quero agradecer a minha família”. Destacou Silvia Sirena.


O prefeito Baxinho Piovesan, por sua vez destacou que “Para nossa administração é muito importante, temos a Silvia fazendo este trabalho junto as secretarias municipais, pois ajuda a melhorar a qualidade de vida da nossa população, e isso traz para o nosso município mais experiência e autonomia para buscarmos junto ao estado o direito que os municípios possuem, pois contamos com uma pessoa em nosso quadro de secretários, como Silvia Sirena, eleita pelos secretários (as) municipais, para ser a voz em defesa dos municípios no setor de saúde, por isso sempre lhe daremos apoio, e acredito que Porto dos Gaúchos e região está bem representado com Silvia Sirena na defesa dos direitos dos municípios em buscar mais investimentos e melhorar a qualidade do atendimento de saúde nos municípios”, comentou Moacir Piovesan.


Por: Maurilio Trindade Aun

Fotos e vídeos: Eder Rafael Boldrin


Saúde em Foco

Agenda Digital de Porto

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg