• A Folha do Vale - Jornal e Site

AMM orienta municípios no cadastramento de propostas no Sistema de Convênio - SICONV

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM está planejando a realização de mais uma capacitação para os servidores municipais sobre a utilização do Sistema de Convênios (SICONV), do Governo Federal. O objetivo é garantir que todas as prefeituras possuam uma equipe qualificada para a utilização da ferramenta, do cadastramento das propostas até a execução do projeto conveniado. A entidade também será parceira da Caixa Econômica Federal na promoção do encontro de gestores de convênios, que ocorrerá no dia 25 de abril.

De acordo com a coordenadora de Relações Institucionais, Lieda Rezende Brito, muitos gestores estão encontrando dificuldades para utilizar o Siconv. Ela afirmou que a atualização cadastral resultante da renovação de pessoal nas prefeituras, bem como a mudança no perfil dos usuários são alguns dos motivos que aumentaram a procura por suporte técnico da AMM. “Os prefeitos têm um período curto para cadastrar propostas para o recebimento dos recursos de emendas parlamentares, o que aumentou a busca por suporte técnico nesta área”, reforçou.

Em resposta para essa demanda, Lieda explicou que a entidade já está formatando uma nova capacitação para os servidores municipais. Para a coordenadora o ideal é que a prefeitura tenha uma equipe capacitada e um gerente de convênios, pois o processo envolve várias áreas da gestão pública. “Além de promover a capacitação dos servidores municipais todos os anos, a AMM também disponibiliza o suporte dos profissionais da Gerência Técnica para orientar e tirar as dúvidas dos municípios na utilização do Siconv”, destacou.

Sistema de Convênios

O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.

http://portal.convenios.gov.br/ Agência AMM

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque