• A Folha do Vale - Jornal e Site

Implantação do FUNREBOM é discutido nesta terça-feira em Juína

O município de Juína recebeu nesta terça-feira a visita do Coronel José Carlos Barbosa do corpo de bombeiros do município de Tangará da Serra, para tratar junto ao prefeito e vereadores do município de Juína a possibilidade da criação do FUNREBOM( Fundo de Requerimento do Corpo de Bombeiros).


Segundo o Coronel José Barbosa, os benefícios do FUNREBOM são imensos pois possibilita a manutenção dos equipamentos do corpo de bombeiros sem necessitar recorrer ao estado, pois as vezes acaba-se tendo uma demora na resposta do mesmo .


De acordo com o Coronel Barbosa, a ideia de estar trazendo ao município o fundo partiu do fato de Juína ser uma cidade polo que atende 7 municípios da região e diferentemente de Tangará da Serra, as estradas que ligam os municípios da região em sua grande maioria não estão asfaltadas, o que causa maiores danos aos veículos e equipamentos da instituição.


Para estar tomando conhecimento sobre o FUREBOM, os vereadores do município de Juína (Saulo Evangelista, Locatelli, Carlitos, Professor Ivo,Tonhão, Geraldo Antônio, Eduardo da Verdam e Aelcio Moreira) estiveram se reunindo na manhã desta terça-feira no 14º CIBM juntamente com o Coronel Barbosa que explicou sobre o funcionamento do fundo.

Segundo o Coronel Barbosa, o Furebom permite ao corpo de bombeiros certa autonomia em relação ao governo do estado possibilitando que o mesmo tenha uma orçamento para o conserto dos equipamentos da instituição e melhorias de infraestrutura.


Para exemplificar, o Coronel Barbosa falou da atual situação da viatura do corpo de bombeiros do município de Juína que esta atualmente quebrada e sem data para conserto devido a demora dos tramites legais para liberação de recurso para conserto da mesma.


Além da reunião com os vereadores no 14º CIBM, o Coronel Barbosa juntamente com o Comandante adjunto Adailton e Major Neto estiveram em reunião na tarde desta terça-feira, as 14h na prefeitura, juntamente com o prefeito, Altir Perruzo, e o vice, Luis Braz, para tratar sobre a criação do fundo.


Segundo o prefeito Altir, o estado devia manter e bancar tudo aquilo que está sob sua responsabilidade desde a policia militar até o Detran, no entanto há uma carência enorme na manutenção desses órgãos e em outros estados já existem outras formas de manter a manutenção dessas instituições, principalmente a do corpo de Bombeiros, que tem que estar sempre de prontidão para responder as ocorrências o mais rápido possível.


Por se tratar de uma parceria entre município e corpo de bombeiros é prevista a criação de uma taxa (taxa de combate a incêndio) como é feito a anos em Tangará da Serrá para a manutenção do fundo.


No entanto, como explicou o prefeito, este é o primeiro contato com o FUNREBOM e ainda tem de ser realizado um estudo da porcentagem da taxa e além do mais, o projeto tem que ser avaliado pela câmara dos vereadores e ainda tem de ser realizado um plebiscito junto a população, pois se trata de um assunto que afeta diretamente a população.

Por: Maurilio Trindade Junior

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg