• A Folha do Vale - Jornal e Site

Saúde em Foco: Damasco, o que é, quais são seus benefícios

Damasco, um fruto que pertence à família dos pêssegos, no que se refere a aparência e à família das ameixas, no que se refere ao gosto (mais azedo), é um fruto produzido em larga escala na Turquia, é um fruto pouco comum ao Brasil, por isto é mais comum encontra-lo em forma desidratada ou em compotas nos supermercados.


O damasco é uma fruto rico em vários nutrientes, em sua composição encontramos as vitaminas A, C, E, K, B, magnésio, potássio, ferro e fósforo, além de ser rico em beta-caroteno e fibras.


Fonte: Livro As 50 Frutas e Seus Benefícios Medicinais


Por ser rico em carotenóides, como o betacaroteno, e a ação antioxidante dessas substâncias está relacionada à prevenção de doenças do coração e de alguns tipos de câncer, como o de próstata.



A alta quantidade de provitamina A e carotenóides também protege a visão, diminuindo o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento como a degeneração macular, que leva à cegueira.




No damasco seco, o grande volume de fibras por unidade ajuda a combater a constipação intestinal. A ingestão de fibras também é importante na prevenção de doenças como câncer de cólon e no controle do colesterol.





Uma substância extraída das sementes do damasco foi utilizada como um controverso tratamento para câncer no século 20, na forma de um medicamento denominado laetrile. Há relatos do uso dessas sementes contra tumores desde o ano 502. Porém, o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos declarou, em 1980, que o laetrile é ineficaz para o tratamento da doença.






Enciclopédia Nutrição


Confira mais em Saúde e Nutrição


Agenda Digital da Cidade

Saúde em Foco

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg