top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Acerola e suas utilidades medicinais

A acerola (Maipighia glabra, Linn.) é um fruto "encontrado" em abundância, em nossa região, frequentemente cultivado nos quintais, e o que poucos podem saber é que por traz deste pequeno fruto, vermelho doce e por vezes azedo, encontra-se uma fonte de vitaminas e nutrientes essenciais à manutenção da saúde.


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

"Vermelhinha, atraente, saborosa, nutritiva, a acerola ganha fama no Brasil. Originária do arquipélago das Antilhas, começou a adquirir popularidade em Cuba, e depois na Flórida, onde é pesquisada desde o século passado" (BALBACH, BOARIM, 1993,p.92)


"No Brasil foi oficialmente introduzida em 1955 pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, que até hoje se dedica ao estudo e divulgação desta fruta. [...] Trata-se de uma fruta digna de melhor acolhida à mesa. Riquíssima em vitamina C, ajuda a prevenir um grande número de doenças"(BALBACH, BOARIM, 1993,p.92)


"A acerola, que pode conter até 4000 mg de vitamina C por 100g é uma poderosa arma do arsenal terapêutico naturalista contra o câncer" (BALBACH, BOARIM, 1993,p.95)


"A ingestão diária de 300 a 500g desta fruta, usada na forma de sucos ou ao natural, sem açúcar, juntamente com alimentação exclusiva de vegetais crus (frutas e hortaliças), cultivados organicamente, e algumas amêndoas, pode ser capaz de operar milagres no tratamento de doenças de degeneração como o câncer, segundo os naturalitas mais otimistas" (BALBACH, BOARIM, 1993,p.95)


VALOR ALIMENTÍCIO

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

"Um copo de suco (natural) de acerola, contém entre 50 e 100 vezes mais vitaminas C que um copo de suco de laranja ou limão. Isto significa que seria necessário chupar cerca de 120 laranjas médias para ingerir a mesma quantidade de vitamina C" (BALBACH, BOARIM, 1993,p.95)


UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

ACEROLA: Consumo do fruto in natura.

Indicado ao tratamento de: AIDS, Câncer (Refeições exclusivas de acerola. Pelo menos um copo de suco ao dia. Alimentação crudista, orgânica. Seguir orientação médica); Estresse, Poliomelite, Reumatismo, Rubéola, Tuberculose, Varicela/Catapora (Acrescentar acerola a alimentação. Seguir orientação médica);


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

SUCO DE ACEROLA: Suco de acerola, in natural, se possível, sem adição de açucar.

Indicado ao tratamento de: AIDS, Câncer (Tomar pelo menos um copo de suco de acerola ao dia); Estresse (50 ml de suco de acerola em jejum); Resfriado e gripe (Tomar, algumas vezes ao dia, um pouco de suco de acerola)


Conteúdo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.92-96) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.


BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

bottom of page