• Viviane Saggin

Abertas inscrições para 16ª edição do Prêmio de Gestão Escolar


Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.

Estão abertas as inscrições para a edição 2017 do Prêmio de Gestão Escolar, iniciativa realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e instituições do terceiro setor.


Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.


Para participar, o gestor deve fazer a inscrição no portal do prêmio www.premiogestaoescolar.com.br, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação.


Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados.


Esta é a 16ª edição do prêmio que, a partir de 2011, tornou-se bianual. Criada pelo Consed em 1998, a iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público.


Desde então, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de sete milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores participantes. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.


Lançamento


A cerimônia de lançamento desta edição do Prêmio de Gestão Escolar ocorreu na sexta-feira (12.05), no auditório 8, da Bett Educar 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo), na Capital paulista.


Participaram do evento o secretário de Educação do Ceará e atual presidente do Consed, Antonio Idilvan de Lima Alencar, secretários de Estado, dirigentes municipais, técnicos das secretarias, entre outros.


Mato Grosso


De acordo com a coordenadora estadual do Prêmio, representante da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Laiza Luz, Mato Grosso tem se destacado nas edições do Prêmio Gestão Escolar.


Ela lembra que na edição 2015/2016, a Escola Estadual Odorico Leocádio Rosa, em Rondonópolis (214 km ao Sul de Cuiabá), foi à representante da região Centro-Oeste e ficou entre as cinco melhores do país.


“A unidade destacou-se pelo trabalho em equipe, comprometimento dos profissionais, parceria com os pais e responsáveis, além de diversidades de projetos pedagógicos, entre eles esportivos e musicais, para o público escolar”.


Já em 2013, a vencedora nacional foi a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara (696 km ao Norte da Capital), que recebeu o título 'Referência Brasil' e R$ 30 mil em prêmio.


“Na unidade escolar, o aperfeiçoamento constante dos professores e projetos criativos acabaram com a evasão escolar. O objetivo do prêmio é exatamente valorizar as práticas de gestão, iniciativas e projetos que melhorem a qualidade do ensino nas escolas públicas. É um prêmio para quem tem compromisso com a educação, e em Mato Grosso temos muitos exemplos de boas práticas”, frisa Laiza.



Por: Viviane Saggin

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg