• A Folha do Vale - Jornal e Site

Representantes da Secretaria de Agricultura, Mineração, Industria, Comércio e Meio Ambiente do Munic

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Itanhangá recebeu nesta terça e quarta-feira (16 e 17), uma visita Técnica da equipe da Secretaria de Agricultura, Mineração, Industria e Comercio e Meio Ambiente do Município de Nobres/MT. A visita teve como principal objetivo conhecer o trabalho realizado no município de Itanhangá, frente a legalização e fomento de agroindústrias de pequenos agricultores.

A equipe comandada pelo coordenador da pasta, Denis Adriano de Campos e composta pelo médico veterinário Mateus Ziebell Mendes e pelo técnico agropecuário Gilson Queiroz de Carvalho visitaram várias agroindústrias no município. O entreposto de mel, indústria de embutidos e defumados, abatedouro de frangos, processamento de mandioca e indústria de panificação (massas e bolachas), foram alguns dos empreendimentos visitados.

A presença do proprietário dos empreendimentos visitados enriqueceu a troca de experiência e demonstrou que a agro industrialização é a forma concreta de fixação do homem no campo, promoção do trabalho e renda e agregação de valor aos produtos comercializados pelo pequeno produtor rural. A equipe conheceu também o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/Itanhangá), que atua diretamente na fiscalização dos produtos origem animal, orientando os produtores de maneira que esses produtos sejam levados a mesa do consumidor com toda a segurança alimentar.


O trabalho de aporte financeiro para construção, bem como de aquisição de equipamentos e insumos dos empreendimentos é fomentado pelo Programa Cooperar e Crescer da Cooperativa de Crédito Sicredi. Este modelo de sucesso levou o Programa Cooperar e Crescer a concorrer a um Prêmio Internacional de Cooperativismo na Irlanda, no ano passado.

As visitas técnicas em nosso município foram conduzidas pelo médico veterinário e gestor do Serviço de Inspeção Municipal Marco Antônio Ribeiro, lotado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.


De acordo com o Gestor Marco Antônio, esta não é a primeira equipe que visita Itanhangá para conhecer o trabalho desenvolvido frente a agricultura familiar, equipes dos municípios de Vera, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, Jurara, Diamantino, Nova Maringá e Tabaporã já estiveram em nosso município com o intuito de conhecer esta experiência bem sucedida de apoio e agro industrialização em pequenas propriedades.

Assessoria de Imprensa/ Edilaine

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque