• A Folha do Vale - Jornal e Site

Mobilização dos servidores acua governo e RGA pode ser pago este ano


O governo reservou uma agenda para voltar à mesa de negociação com o Fórum Sindical. A conversa estava pré-agendada para esta semana, para tratar da Revisão Geral Anual, referente ao ano de 2016, ainda.


Isso depois de um dia de paralização ocorrido no último dia 7, que forçou a Assembleia desistir de votar o projeto encaminhado pelo governo onde se pagaria a RGA somente em 2018.


O funcionalismo quer apresentar uma contraproposta, para pagamento em 2017. O pedido dos servidores públicos está sendo analisado pela equipe econômica e deveria ser rediscutido nesta terça-feira.


De acordo com o Fórum Sindical, o governo ainda não agendou o horário. E diante da falta de habilidade do governador , é bem provável que o Fórum discuta com um pré-posto, antes de bater o martelo.

Existe a possibilidade real do governo ceder e pagar a Revisão este ano.


MOBILIZAÇÃO


O Fórum Sindical composto por 32 categorias, inclusive o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig) realizou na última quarta-feira (07), uma greve geral. A mobilização foi em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O ato foi contra o pagamento da RGA de 2016 somente em 2018.


Cerca de 8 mil servidores de 20 categorias do executivo participaram dos atos, que ocorreu também na última segunda-feira, em Assembleia Geral Unificada, na Praça das Bandeiras, Centro Político Administrativo.


Para o presidente do Sinpaig e coordenador do Fórum Sindical, Edmundo César Leite, essa proposta feita pelo governo é indecorosa . Sendo apresentada primeiramente à imprensa e depois aos servidores, que são os maiores interessados.


O sindicalista disse que há uma conversa para que a categoria apresente proposta para que sejam pagas as duas parcelas referente ao resíduo da RGA do ano passado, que totalizam 3,98% na folha de pagamento de junho. Com o pagamento chega-se a integralidade da revisão do ano passado que foi de 11,28%. A RGA de 2015, paga em 2016, também foi parcelada em três vezes e seu último repasse será em setembro de 2017.

"Queremos também que seja pago tudo retroativo ao mês de maio", disse Edmundo.


Participaram e alguns representantes do Fórum Sindical fizeram uso da fala: SINPAIG – Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo , CUT - Central Única dos Trabalhadores, CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros, SIAGESPOC – Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil , SINDICON – Sindicato dos

Conciliadores de Defesa do Consumidor Estadual, SINDEPOJUC – Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil do Estado, SINDES – Sindicato dos Serv. Públicos de Carreira dos Profissionais do Desenv.

Econ. e Social de MT, SINDPSS – Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo de MT, SINDSPEN – Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de MT, SINTEP – Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, SINTESMAT – Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de MT , estudantes, trabalhadores rurais, entre outros.


Por: Muvuca Popular

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque