• A Folha do Vale - Jornal e Site

Palestra “Fracasso Escolar” é ministrada para professores em Juína


Foi promovida nesta quinta-feira(22/06), uma série de palestras com o Dr. Emilio sobre questões voltadas ao fracasso escolar mediante o modelo econômico vigente na sociedade.


A palestra envolveu diretores e professores das redes estaduais e municipais e proporcionou uma melhor formação dos gestores, mostrando como a escola se fracassa diante de uma sociedade com o modelo econômico que tem instaurado.

Segundo Emílio, o modelo econômico instaurado determina o que é esperado de um determinado cidadão, além de determinar o tipo de pessoa que a escola deve formar, visando sanar as necessidades da máquina social.


Em relação aos desafios que o professor encontrara caso deseje enfrentar a atual situação em que se encontra a sociedade, Emílio esclarece sobre a importância dos diversos campos que influenciam na atividade escolar.


“O primeiro campo eu diria que é esse, conhecer o terreno onde nós estamos pisando, ou seja, conhecer a realidade das famílias, conhecer a realidade dos alunos, exatamente para saber se a aula que estamos ministrando dentro da sala dialoga tanto com a sua curiosidade tanto com a sua capacidade de ser sujeito de um processo de aprendizado e sobre tudo com aquilo que é de seu interesse. Não adiante você fazer uma aula que apresenta conhecimentos gerais mais cuja aplicação ela se torna difícil de ser percebida pelos próprios alunos.” Frisou o professor Emilio.


Outra questão que segundo o professor Emílio é muito importante é a questão do professor ter a atenção do aluno.


“A esse elemento também esta vinculada a questão do prestar a atenção, o pensamento do ser humano não é dirigido pela vontade, é dirigido pelo desejo, então se eu que sou aluno não tenho desejo de conhecer, não fui estimulado, minha criatividade não foi estimulada, minha curiosidade em relação aquele tema, eu também terei muita dificuldade em prestar a atenção.” Ressaltou o professor Emílio.


Outro ponto que segundo o professor Emílio será um desafio aos professores que ousarem se contrapor a atual situação social, é quanto a mudança que a própria sociedade sofreu e vem sofrendo nos últimos anos.


“Outra campo é justamente trabalhar essa relação com a família e com o aluno para construir um processo que seja ao mesmo tempo de educação e de aprendizado, por que nós não temos as famílias que pensávamos ou tínhamos 30 ou 40 anos atrás, elas tem hoje uma característica diferente, então é impossível você pensar nessa relação e nesse processo com as ideias de uma família que é educadora, o processo que veio dos anos 90 pra cá destruiu esse papel e transformou a família em provedor de algum bem estar para os filhos mas, tirou dela o papel de educador”. Ressaltou o professor Emílio.

Para Emílio, a forma como o aluno vê a escola, a família vê a escola, e a visão que eles tem do bairro e desse cotidiano que se repete todos os dias influencia na forma como o professor ministrara a aula, sendo assim, o professor deverá adaptar a sua aula aquela realidade, sendo assim, o conteúdo trabalho em sala deve fazer sentido para quem se move naquela realidade.


A palestra foi promovida durante a parte da manha e parte da tarde, totalizando 8h de palestra, com pausas para coffee break. A palestra foi promovida por meio do professor Carlitos Pereira da Rocha que esteve convidando o Dr. Emílio de São Paulo para ministrar as aulas.


O evento contou com a participação de diretores e coordenadores de diversas escolas do município, da rede estadual e municipal.

Por: Maurilio Trindade Junior

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque