• A Folha do Vale - Jornal e Site

Saúde em Foco: Benefícios da Ameixa à Saúde

A ameixa (Prunus domestica), mais cultivada em regiões frias (temperadas) estão a venda em supermercado em versão 'in natura' ou desidratradas. Um fruto característico sua cor 'vinho' e pelo aroma e sabor agridoce.

Os Benefícios da Ameixa incluem alívio de indigestão, infecções da gripe e problemas relacionados à ansiedade. O poder do antioxidante presente nas ameixas ajudam no tratamento de doenças como a osteoporose, degeneração macular, câncer, diabetes e obesidade.


É rica em vitaminas do Complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo.Além disso são essenciais ao crescimento e fortalecem o cabelo, evitando sua queda.


A ameixa é recomendada contra a prisão de ventre por seu alto poder laxativo. No entanto vale destacar que se consumida em excesso, pode irritar os rins.

Por causa de sua alta taxa de Fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza geral, principalmente quando há debilidade cerebral.

A ameixa seca, e portanto concentrada, é indicada para pessoas que desenvolvem trabalhos musculares, porque é altamente energética, fornecendo grande quantidade de calorias. E a fruta fresca é ideal no combate a hemorróidas.

Para combater a prisão de ventre, coloca-se ameixas secas de molho em um copo de água à noite. Logo na manhã seguinte tanto as ameixas como essa água devem ser ingeridas em jejum. Esse tratamento deve ser repetido por vários dias.

Seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.

Utilidades Medicinais

Anemia: A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e portanto convêm à dieta contra a anemia ferropriva (causada por carência de ferro).

Arteriosclerose: Incluir copiosamente a ameixa fresca na alimentação ajuda a prevenir e a amenizar o processo.

Bronquite: Deve-se usar abundantemente a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Constipação intestinal: Tomar a ‘água de ameixas‘: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e de manhã tomar água e comer as ameixas.

Resfriado: Descaroçar algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescer uma colher de sopa deste pó a uma xícara de água quente. Pingar algumas gotas de suco de limão e adoçar com um pouco de mel. Tomar quente.

Tosse: Tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles.

Bibliografia

As Frutas na Medicina Natural Alfons Balbach Daniel S. F. Boarim Edição Vida Plena

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg