• A Folha do Vale - Jornal e Site

Saúde em Foco: Benefícios da Abobrinha à Saúde

A Abobrinha... é um legume com nome científico estranho (Cucurbita pepo var. cylindrica), muito popular em nosso pais, utilizada no preparo de diversos pratos salgados, seja refogada, cozinha, utilizada no preparo de 'bolinho', panquecas... e diversos pratos culinários que vão de acordo com a criatividade e habilidade do(a) 'Chef';

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


Certamente, a abobrinha já marcou e/ ou se faz presente no na 'sua cozinha' em diversos almoços... jantares (ou talvez seja totalmente oposto. Mais você sabe quais são os benefícios que o consumo deste legume proporciona à saúde?


Já dito há alguns pares de anos 'Faça do alimento o remédio e do remédio o alimento'. E há muitas verdade contida ai, pois a alimentação adequada em conjunto a um saudável estilo de vída (com pratica regular de exercícios físicos) contribui, e muito, na prevenção e cura de inúmeras doenças.


Mais, voltamos à Abobrinha:


Curiosidade: Ainda que popularmente a Abobrinha seja considerada como um vegetal (Legume), na área da botânica é classificada como uma fruta pertencente à família da melancia, melão, moranga e pepino.


Propriedades

A Abobrinha é rica em vitaminas: do complexo B, os quais são essenciais ao bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico; vitamina A que é essencial à pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

Poder Antioxidante: Esta é uma característica marcante deste 'legume/fruto', excelente fonte de manganês e uma boa fonte de vitamina C fornece uma grande combinação de nutrientes antioxidantes convencionais e não convencionais, incluindo-se os carotenóides luteína e zeaxamina (Prevenindo a degeneração macular e a catarata decorrentes do avanço da idade);


Obs: Os nutrientes estão contidos, tanto na polpa quanto na casca e nas sementes. É essencial lavar muito bem, para remover quaisquer indícios de agrotóxicos que tenham sido utilizados para favorecer o cultivo deste alimento.


Combate a diabetes (Controla o nível de açúcar, no sangue): A ingestão de grandes quantidades de Fibras alimentares é essencial ao controle do Diabetes Tipo II. e A cada 100g de abobrinha tem 2,5 gramas e fibras; Outro fator é que a Abobrinha contém pectina, que têm benefícios especiais para a regulação do açúcar no sangue.


Benefícios Anti-inflamatórios: Deixaremos os 'nomes científicos' de lado... mais destacamos, as sementes de abobrinha possuem 'Omega 3, luteína, zeaxantina e beta-caroteno, homogalaturonano .... Vários estudos preliminares mostram proteção anti-inflamatória potencial para o sistema cardiovascular e também para o trato gastrointestinal, especialmente contra as úlceras gástrica e duodenal (Faz parte do sistema digestório, refere-se a primeira sessão do intestinal delgado);


Proteção antimicrobianas: As sementes da abobrinha e o óleo extraído dessas sementes têm larga utilização antimicrobiana, especialmente como antiparasitários.


Auxilia na Saúde da Próstata: A utilização dos benefícios da abobrinha para doenças da próstata se aplica ao alargamento não canceroso da próstata conhecido como hiperplasia prostática benigna, ou BPH


Benefícios contra o Câncer: Embora estejam sendo realizados estudos científicos, A combinação de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias existentes na abobrinha fornece benefícios anticâncer, pois combatem o estresse oxidativo cronico - uma das condições ao desenvolvimento de câncer.


Protege o sistema respiratório: Devido à sua grande quantidade de vitamina C, a abobrinha é considerada como um excelente aliado no combate à asma. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a manter os pulmões abertos e limpos.


Fortalece dentes e ossos: Por conter Cálcio, o consumo de abobrinha ajuda no fortalecimento dos ossos de dentes, alem de contribuir com o adequado funcionamento do sistema nervoso.

Excelente ao Sistema Cardiovascular

Por ser rico em potássio e folato, o consumo de abobrinha auxilia na diminuição da pressão arterial, e auxilia na prevenção de ataques cardíacos e derrames.Por ser rica em magnésio ajuda a manter a pressão arterial em níveis seguros.

Imagens de algumas receitas com Abobrinha:

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

OBSERVAÇÃO

É importante Lembrar que Você é um ser único, e apenas um profissional da área de saúde/nutrição, pode orientar-lhe sobre os alimentos necessários à manutenção de sua saúde e aferir quais nutrientes são necessários à você, para que atinja seus objetivos. Estas publicações possuem apenas caráter informativo, e apenas um profissional da área de nutrição poderá lhe orientar sobre uma alimentação equilibrada, adequada às suas necessidades físicas.


Redação: A Folha do Vale


Saúde em Foco

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/3