top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Alho e suas propriedades medicinais, na cura e prevenção de 47 males físicos

Uma raiz presente tipicamente em preparos culinários salgados, o alho (Allium sativum, L), mostra-se um verdadeiro aliado à cura e prevenção de diversas doenças e males físicos.


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

"O alho é indicado nas afecções catarrais agudas e cronicas, nas bronquites crônicas que dificultam a respiração, na tuberculose, na pneumonia, na asma etc.[...] combate eficazmente a tosse [...] excelente remédio nos casos de gripe e resfriados[...] usa-se o alho como hipotensor, em casos de pressão alta. Emprega-se também no tratamento de varizes" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.232)


Este também é indicado no no combate a prisão de vente (quando amassado com azeite de oliva), estimula a secreção de sucos gástricos que favorecem e digestão.

O alho, "é usado como elemento auxiliar na terapia dietética em casos de ácido úrico, cálculos, cólera, diabete melito, difteria, enfermidades do fígado, dos rins, e da bexiga, esgotamento, hidropsia, insônia, paludismo, picaduras de animais venenosos, reumatismo, sífilis, tifo, ulceras" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.232).

Segundo a medicina natural, o alho é um excelente antisséptico, carminativo (combate desconfortos gastro-intestinais), depurativo do sangue, diurético, emoliente, febrífugo, tônico, sendo que este pode ainda ser utilizado externamente no tratamento de calos, verrugas, sarna, impiguem, tinha, manchas da pele, etc"


DICAS:

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

* Para se aproveitar os benefícios do alho, o ideal é adiciona-lo ao prato culinários, após estes estarem preparados, assim que 'saírem do fogo'.


*Para se eliminar o 'cheiro' do alho, após este ser consumido cru ou semi-cozido, recomenda-se a mastigação/consumo de um dos seguintes alimentos: maça; suco de limão, chá verde; hortelã, salsa, espinafre e leite (Dentre as alternativas, o consumo de pedaços de maça, segundo estudos científicos mostrou-se mais eficiente na eliminação do odor do alho).


* Suco/sumo de limão misturado com igual quantidade de água, tomado meia hora após a ingestão do alho, também remove o odor deste do hálito. O mesmo suco também serve para desodorizar as mãos.


UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

ÁGUA DE ALHO: Deixar o alho macerado (amassado) de molho em água durante umas seis horas e coar. Tomar de 3 a 4 vezes ao longo do dia.


Indicada ao tratamento/prevenção de: Ácido úrico; Doenças da bexiga; Cálculos; Debilidade geral; Depurativo do sangue; Diabete melito; Difteria; Diurese; Calos, Impigem, Verruga, Tinha, Úlceras externas e sarna (lavar a área afetada com água de alho); Cólera (se não houver indisposição, irritação ou náusea);


Eructações, Flatulências e Gases intestinais (Tomar uma colher, das de sopa, de 'água' de alho', de 3 em 3 horas); Esgotamento mental; Hidropisia; Hipertensão arterial; Insonia; Malária ( Tomar a água de alho, 05 ou 07 vezes ao dia); Picadas de animais venenosos (Buscar por socorro médico o mais rápido possível); Reumatismo; Doenças dos Rins; Sífilis; Tifo; Varizes.


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

SUCO DE ALHO COM LIMÃO E PRÓPOLIS: Bater no liquidificador 03 dentes de alho grandes, 1/2 xícara de suco de limão, e 20 gotas de própolis. Dividir em 04 doses e tomar ao longo do dia. 01 dose por vez.


Indicado ao tratamento/prevenção de: Bronquite crônica, Catarro, Gripe, Pneumonia, Resfriado, Tosse, Tuberculose.


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

ALHO E AZEITE DE OLIVA: Amassar o alho com azeite de oliva e tomar, em jejum, uma colher, das de sopa.

Indicado ao tratamento: Constipação intestinal, Dores de ouvido ( Aplicar no ouvido algodão embebido em azeite frito com alho, aquecido), Prisão de ventre.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

ÓLEO DE ALHO: Disponível no mercado/ em farmácias na fórmula de cápsulas.

Indicado ao tratamento: Aterosclerose (doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos, em geral)

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

ALHO CRU: Recomenda-se ingerir alho cru, juntamente à saladas

Indicado ao tratamento: Anti-séptico, Doenças da bexiga, Cálculos em geral, Cólera, Debilidade geral, Diabete melito, Esgotamento mental, Hidropisia, Insônia, Picadas de animais venenosos, Reumatismo, Doenças dos rins, Sífilis, Tifo,


BIBLIOGRAFIAS:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As hortaliças na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993



bottom of page