top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Acelga e suas propriedades medicinais

A Acelga (Beta vulgaris), é uma hortaliça que reúne em sí propriedades e princípios ativos que auxiliam no combate e prevenção de dezenas de males físicos, de acordo com a Medicina Natural.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

UTILIDADES MEDICINAIS


EM SALADAS: Cortada, temperada com limão. Pode ser consumida juntamente à outras hortaliças;

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicada ao tratamento de: Neurite (Desinflama os nervos); Cansaço mental; Males estomacais. É também útil no tratamento das seguintes enfermidades, podendo ser preparado em forma de salada, suco, bem como cozida ao vapor: Anúria, Disúria, Asma, Diabete Melito, Enfermidades do Figado, Colecistite, Cólicas hepáticas, Nefrite, Cólicas renais, Gota, Reumatismo, Enterite, Colite, Hemorroidas intestinais, Dermatoses (Eczema, etc), Úlceras, Chagas, Vômitos de Sangue, etc.


EM SUCOS: Suco de Acelga misturado em igual quantidade com água

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Alem do que foi listado anteriormente. O suco de acelga misturado em igual quantidade, com suco de Agrião, é indicado ao tratamento de Cálculos Biliares (Pedra na Vesícula): Toma-se um copo, cada dia, em jejum. Em caso de prisão de ventre, recomenda-se ingerir meio copo de suco de acelga e uma colher, das de sopa de azeite de oliva.


EM SOPA / CHÁ / DECOCÇÃO: Cozimento das folhas 25 a 50 gramas em 1 litro de água.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


Indicado ao tratamento de: Além do que foi listado anteriormente, a decocção das folhas de acelga, pode ser empregada, em casos de Inflamações da bexiga; Prisão de ventre; Hemorroidas e nas Enfermidades da Pele. (Dr. Teófilo L. Ochoa) Já o cozimento das folhas é útil nas Inflamações viscerais, Cistites, Hemorroidas e doenças de pele acompanhadas de comichão; Enemas com Cozimento das Folhas: Diarreias sanguinolentas, Colite Catarral, Tenesmo (evacuação dolorosa), Enterocolite, Febre Tifoide.


EM CATAPLASMA: Aplicação tópica das folhas de acelga maceradas (cruas ou cozidas).

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


Indicado ao tratamento de: Utilizam-se as folhas contra as Adenites, Hemorróidas, Feridas, Úlceras. Cozidas, empregam-se como emolientes em Abcessos, Contusões, Flegmões (Inflamação de tecido conjuntivo que fica sob a pele), Furúnculos, Queimaduras, etc.


A taxa de vitamina A, contida em 100 gramas de Acelga, é suficiente para cobrar nossas necessidades diárias, e no caso da vitamina C, a cada 100 gramas existe mais de 40 miligramas. (BALBACH; BOARIM, 1993, p.189)


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.


BIBLIOGRAFIAS:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As hortaliças na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993


bottom of page