- A Folha do Vale - Jornal e Site
Chuva desta segunda-feira (25), em Juara, ameniza o calor e melhora a qualidade do ar

A chuva que chegou ao município de Juara nesta segunda-feira (25.09), serviu não apenas para amenizar as altas temperaturas, mas também para melhorar a qualidade do ar. De acordo com os técnicos da Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente, a chuva desta noite registrou a marca de 9 milímetros na régua pluviométrica.
Segundo o técnico Edmilson Nogueira, a quantidade de 9mm equivale a 9 litros por metro quadrado, e esse número é considerado positivo, quando levado em conta o longo período de estiagem, mesmo que no inicio do mês de setembro foi registrada uma forte chuva.
Como se mede o índice de chuva?
O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros.
Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.
Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação.
Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.
Por fim, os diagnósticos que permitem afirmar que choveu mais ou menos do que o esperado para a semana ou o mês estão relacionados com gráficos elaborados com base na média de chuva em cada período. (Fonte: INPE)
Assessoria - Aline Francisco