• A Folha do Vale - Jornal e Site

Saúde em Foco: Mamão e suas utilidades medicinais


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

"O mamão (Carica papaya L.) é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo seu poder medicinal. Um dos seus mais importantes princípios é a papaína, um enzima reconhecida como superior a pepsina e muito usada para prestar alívio nos casos de indigestão aguda" (BALCBACH, BOARIM, 1993, p. 261)


O mamão maduro é digestivo, diurético, emoliente, laxante e refrescante. De acordo com o Dr. Teófilo L. Ochoa, apud Balbach e Boarim (1993, p. 264) "O mamão comido em jejum, de manhã, é indicado contra diabetes (em caso de diabete, convém usá-lo com maçãs e torradas de pão integral), a asma e a icterícia".

UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CONSUMO DO MAMÃO: In natura, preferencialmente, ou suco do fruto preparado na hora.


Indicado ao tratamento de: Acidose, Asma, (Fazer refeições só de mamão. Mastigar algumas sementes), Arrotos, Dispepsia (Recomenda-se usar o mamão maduro em abundância, e fazer, esporadicamente, refeições exclusivas desta fruta). Cirrose hepática, Eructações (Incluir mamão na dieta. Fazer refeições exclusivas de mamão); Constipação intestinal, Diurese, Icterícia, Doenças do intestino, Prisão de Ventre (Fazer refeições exclusivas de mamão, de preferência no desjejum. Comer, juntamente, algumas semente); Diabete melito (Com a devida orientação, pode-se incluir mamão na dieta), Beleza da pele, machas e/ou rugas (Massagear diariamente a pele com mamão maduro)

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


SEMENTE DE MAMÃO


Indicado ao tratamento de: Câncer (Comer em jejum, mastigando, cerca de 15 sementes de mamão. Após as refeições comer cerca de 10 sementes. Além destes, são necessários outros cuidados) Eructações, Doenças do estômago, Flatulências, Gastrite, (Mastigar umas 10 a 15 sementes de mamão por dia. Depois de secas, moer as sementes. Preparar um decocto com o pó, filtrar, e tomar morno meia xícara após as refeições); Turberculose (Comer, após o almoço umas dez sementes de mamão). Verruga (Aplicar no locar o 'leite' do mamão, de preferência o 'leite' das folhas).


Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.261-279) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.

BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

Agenda Digital da Cidade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4