• A Folha do Vale - Jornal e Site

Capacitação para boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos é ofertada para agricultores


Teve inicio na tarde desta quinta-feira (30/11), no antigo plenário da câmara dos vereadores de Juína a realização de mais uma capacitação para boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos, fase preparatória para lançamento do programa de certificação de produtos comestíveis denominado Sabores de Juína a ser lançado neste domingo (03/12).


Segundo Ildamir, o curso de capacitação é voltado para os produtores locais, proporcionando capacitação em boas práticas na manipulação de alimentos, sendo considerado um importante passo para a certificação desses produtores artesanais, conferindo maior credibilidade aos seus produtos.


“No domingo nós teremos o lançamento do programa de certificação dos produtos comestíveis, denominado Os Sabores de Juína, por tanto as 7h da manhã na feira e hoje nós estamos tendo aqui um curso de capacitação com esses produtores locais referente a boas práticas na manipulação de alimentos, que é um paço na questão da certificação desses produtores artesanais”. Pontuou Ildamir Teixeira.


Segundo Rodrigo, responsável pela capacitação durante esta tarde, o curso visa resolver alguns problemas pelos quais estavam passando os pequenos produtores do município, principalmente quanto a questão da comercialização de seus produtos, devido a falta de certificação de qualidade.


“Fomos contratados pelo SEBRAE e pela prefeitura de Juína, para trazer soluções para os problemas que estavam passando, principalmente esses pequenos produtores da cidade de Juína, principalmente sobre a questão da comercialização de seus produtos, principalmente devido a questão de certificação de qualidade desses produtos por meio de um selo, nem que fosse municipal, e com essa oportunidade de estarmos aqui trouxemos alternativas não só para produtos de origem animal como também os demais produtos que são fabricados de forma artesanal, para que esses produtores a partir de agora possam procurar a secretária de agricultura, se cadastrarem, para vender de forma legal o seu produto, no comércio local, sem correr o risco de perder o seu produto como aconteceu aqui em Juína”. Pontuou Rodrigo.


Para os produtores rurais, a palestra vem garantir uma melhora nos produtos oferecidos aos consumidores que visitam a feira e o lançamento do selo Os Sabores de Juína irá certificar essa qualidade nos produtos, evitando que os mesmos sejam apreendidos pela vigilância sanitária.


“Eu como produtor já tive muita dificuldade de estar colocando o produto no mercado e com esse curso agora o consumidor vai adquirir um produto com a qualidade ainda melhor, vai estar se capacitando a estar oferecendo um produto com melhor qualidade ”. Pontuou Sonego, produtor rural e feirante do município de Juína.


Dentre os produtos a serem apresentado no dia 03(domingo) com o selo “Os Sabores de Juína”, estão incluídos pães, bolos, bolachas, derivados do leite, derivados de frutas como compotas, geleias, doces... sendo assim, os produtos que não possuem uma escala comercial, passarão a ter a certificação da secretária de agricultura e meio ambiente do município de Juína.


O selo Os Sabores de Juína visa atestar a qualidade de produtos artesanais comestíveis, sendo aprovado pela câmara dos vereadores projeto que respalda a elaboração do selo, sendo que tal selo credencia o produto no comércio livre dentro do município.


A capacitação tem o objetivo de auxiliar os agricultores no bom preparo dos alimentos, para que seus produtos possam receber o selo de garantia de qualidade.


Para mais informações sobre o Selo:


(66) 99925-2979 – João Manuel – Secretário de agricultura e meio ambiente.


Por: Maurilio Trindade Junior

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/3