• A Folha do Vale - Jornal e Site

Saúde em Foco: Feijão e suas utilidades medicinais

O feijão (Phaseolus vulgaris) é uma planta da família das leguminosas, cujas vagens e sementes são dotados de grande valor nutritivo. Há 1016 variedades de feijão, entre as quais o comum (Phaseolus vulgaris), o preto (Phaseolus derasus) e o anão (Phaseolus nanus) são alguns dos mais conhecidos.


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


O brasil é o berço do feijão. Cultivado por toda parte, de Norte a Sul e de Oeste a Leste, o feijão é o prato nacional por excelência. "Rico em fosfatos, substâncias azotadas e carbroidratos, o feijão pode ser usado verde (em vagens) ou seco (em grãos maduros)" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.337).


Apesar do feijão maduro ser altamente nutritivo, nem todos os estômagos o toleram bem, por que favorece a incidência de gases intestinais, além de ter um processo de digestão demorada. Por isto é conveniente amassar o feijão (cozido), ou passa-lo no liquidificador.


"Os trabalhadores braçais tiram melhor proveito deste alimento. Os trabalhadores sedentários devem usá-lo com moderação" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.337).


UTILIDADES MEDICINAIS


VAGENS VERDES DE FEIJÃO

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


Indicado ao tratamento de: Acidose, Flatulências, Indigestão (Incluir na alimentação vagens verdes de feijão tenras e frescas, com pouco sal); Debilidade em geral, Desnutrição, Diabetes Melitus, Inchações (Incluir vagens na alimentação, na forma de saladas. Pode ser crua, finamente picada, ou cozida, misturada com outros vegetais crus).


FARINHA DE FEIJÃO

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


Indicado ao tratamento de: Ciática, Nevralgias, Dores reumáticas (Aplicar cataplasmas quentes de farinha de feijão, misturada com água).


Conteúdo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.330-338) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.


BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

Agenda Digital da Cidade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4