top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Neurolisguistica e os Segredos da comunicação efetiva (Parte I)

Já se perguntou ‘o por que’ você ‘diz’ ou ‘demonstra’ algo para alguém e esta pessoa faz o total oposto daquilo que havia solicitado?

Situações assim geralmente geram transtornos e contratempos que poderiam ser evitados se desenvolvermos uma habilidade básica para tornar a comunicação mais efetiva.

Ainda mais em nosso tempo onde esta habilidade se faz mais do que necessária à todos: comunicadores, professores, gestores e aos que buscam transmitir suas ideias, pensamentos ou necessidades de forma mais efetiva, a fim de ‘conquistar’ o apoio ou recursos que necessitam


Dai a importância de se compreender fundamentos básicos de ‘Programação Neurolinguistica’ que aborda as formas pela qual as pessoas ‘enxergam’, ‘interpretam’ ou ‘percebem’ o mundo


CANAIS DE APRENDIZAGEM

Todos possuímos canais de aprendizagem/comunicação específicos, e geralmente um é mais dominante em relação a outro, e ‘definem’ a forma pela qual interpretamos / ouvimos ou sentimos o mundo.

Saber identificar o ‘canal’ de comunicação predominante daqueles à quem buscamos transmitir algo, compreende uma parte essencial de todo o processo de entendimento mútuo, caso contrário é como se ‘falássemos grego’ .


O canal de comunicação pode ser percebido, assimilando-se como a pessoa descreve uma cena/situação/sensação, com base nos predicados que esta utiliza. Ou na forma como ‘mostra-se’, ‘faz-se ouvir’ ou ser ‘percebida’ no mundo.


PREDICADOS são as palavras de processo (verbos, advérbios, adjetivos) que as pessoas usam em suas comunicações para representar experiências ou ideias.


COMUNICAÇÃO VISUAL

Indivíduos onde predomina o canal Visual, tendem a utilizar palavras com termos: ‘Ver’, ‘olhar, ‘observar’, ‘aparecer’, ‘mostrar’, ‘amanhecer’, ‘revelar’, ‘prevêr’, ‘iluminar’, ‘faísca’, ‘claro’, ‘nebuloso’, ‘brilhante’, ‘grande’, ‘cintilante’, ‘cristalino’, ‘imagine’.


Dentre algumas expressões utilizadas por indivíduos com o canal de comunicação visual para expressar suas experiências interiores estão: ‘à luz de’, ‘às claras’, ‘bem definido’, ‘bonita como uma pintura’, ‘colírio para os olhos’, ‘deixa eu dar uma olhada’, ‘embaixo do seu nariz’, ‘em pessoa’, ‘elegante’, ‘exibindo-se’, ‘fechado/a’, ‘fez uma cena’, ‘idéia brilhante’, ‘imagem mental’, ‘memória fotográfica’, ‘olhar vago’, ‘olho da mente’, ‘olho por olho’, ‘sem sombra de dúvida’ ou ‘ter uma perspectiva sobre’

Pessoas visuais apreciam a beleza, a luminosidade. Uma das características desse perfil é a organização. Podem aprender pela observação. O visual diria: “a explicação está clara”.


A pessoa em que predomina o modelo visual é mais rápida, ansiosa, agitada e impulsiva. Tende a ser uma pessoa ‘mandona’, franca e sincera. São capazes de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo. Gostam de trabalhar com ‘prazos apertados’, implantar projetos e cumprir metas.

Bons chefes, gerentes e gestores, em geral, são visuais. E aquilo que é mostrado, e como isto é feito possuem grande relevância e determinam como a pessoa perceberá a ideia transmitida.


COMUNICAÇÃO AUDITIVA

Indivíduos que possuem o canal de comunicação predominantemente auditivo ‘soam’ diferente, e ‘tocam em outro ritmo’, pois estão ‘sintonizados em outra estação’, se comparado aos visuais e cinestésicos.

Dentre os predicados que tendem a fazer parte do vocabulários do indivíduo auditivo, estão: ‘Ouvir’, ‘escutar’, ‘som(ns)’, ‘faz música’, ‘harmoniza’, ‘sintonia’, ‘ser todo ouvidos’, ‘toca um sino’, ‘silêncio’, ‘ser ouvido’, ‘surdo’, ‘dissonância’, ‘afinar’, ‘inaudível’, ‘tons altos’, ‘pergunta’.

Estes indivíduos tendem a ‘dizer’ expressões como: ‘Alto e claro’, ‘bem informado’, ‘claramente expresso’, ‘dar conta de’, ‘descrito em detalhes’, ‘deu uma opinião’, ‘dizer a verdade’, ‘dobrar a lingua’, ‘expressar-se’, ‘falar com franqueza’, ‘garantir uma audiência’, ‘investigar’, ‘lingua amarrada’, ‘maneira de dizer’, ‘mensagem escondida’, ‘nítido como um sino’, ‘ouça-me’, ‘ouvir vozes’, ‘palavra por palavra’, ‘porta-voz’, ‘preste atenção’, ‘reclamar’, ‘reflexão tardia’, ‘reprimenda’, ‘ronronar como um gatinho’, ‘tagarela’, ‘totalmente’.

Estes indivíduos tendem a assimilar mais as informações que ouvem, tendem a criar melodias para aprender mais facilmente conteúdos. Buscam ouvir palestras e audio-books e músicas.

São mais calmos, tranquilos, ponderados; Prefere ouvir do que falar; são detalhistas, organizados, tímidos e perfeccionistas.

Pessoas com o canal de comunicação predominantemente auditivo prefere o previsível e a rotina, são mais focados em tarefas e processos do que em gente.

São ‘rígidas e formais’. Gostam de tabelas, gráficos, concentração; Gosta de fazer aquilo que é correto, mesmo que o trabalho seja repetitivo.Para um auditivo, trabalhar com análises e cálculos é um prazer.

Aquilo que é dito e como é dito são extremanente importantes aos indivíduos cuja comunicação predominante é auditiva.


COMUNICAÇÃO CINESTÉSICA

Pessoas cinestésias tendem a ‘sentir o mundo’ com muito mais intensidade.Quem possui o canal de comunicação cinestésico ‘mais afiado’ tendem a expressar-se da forma como ‘sentem’ em relação às coisas, pessoas e o mundo’, e para isto utilizam predicados como: ‘sentir’, ‘tocar’, ‘apertar’, ‘segurar’, ‘escapar através’, ‘compreender’, ‘entrar em’, ‘fazer contato’, ‘expulsar’, ‘girar’, ‘duro’, ‘insensível’, ‘concretizar’, ‘arranhar’, ‘imóvel/parado’, ‘sólido’, ‘tem controle’, ‘sofre’.

Usam expressões como ‘afiado como um prego’, ‘aguentar firmes’, ‘assim’, ‘cabeça quente’, ‘carne de pescoço’, ‘começar do nada’, ‘controle-se’, ‘convencido’, ‘de pernas para o ar’, ‘discussão acalorada’, ‘dissimuladamente’, ‘entrou em contato com’, ‘escapou-me da mente’, ‘estar nas nuvens’, ‘ficar enfurecido’, ‘firme’, ‘frio/calmo/controlado’, ‘fundamentos firmes’, ‘know-how’, ‘vinho de mesa’, ‘manter o controle’, ‘mãos dadas’, ‘momento de pânico, ‘o estou acompanhando’ (quando quer dizer estar entendendo algo), ‘operador suave’, ‘por as cartas na mesa’, ‘por baixo do pano’, ‘puxar as cordas’, ‘resumir’, segurar’, ‘ter um peso’, ‘exaltado’, ‘entusiasmado’.


O indivíduo cinestésico é socialmente orientado. Gosta de gente, de falar, de aparecer; adora eventos, festas e oportunidades para comunicação. A desordem reina, mas a criatividade é solta. É extrovertido e precisa trabalhar em equipe. Gosta de correr riscos, prefere trabalhar na rua ou em funções que exijam contato com pessoas ou expressão verbal de ideias.


Para que o processo de comunicação seja efetivo, assimilar / compreender os diferentes modos que são utilizados pelas pessoas para descreverem como ‘enxergam’, ‘percebem’ ou ‘sentem’ o mundo é mais que fundamental.


A forma pela qual cada pessoa percebe o mundo define a forma pela qual esta se sente ‘acolhida’, compreendida ou amada, e perceberá o reconhecimento de forma diferente.


COMO PRESENTEAR PESSOAS

Todos adoramos o reconhecimento, a consideração alheia e a demonstração de afeto, envolvendo os ‘três canais de comunicação’, no entanto ‘algumas demonstrações’ geram mais ‘impactos’ sobre os relacionamentos inter-pessoais a depender do nosso ‘Canal de comunicação predominante’


Quem é orientado visualmente adorará receber demonstrações visuais de afeto e consideração, a forma como os presentes são entregues, o presente, o embrulho, o esforço envolvido na criação de algo exclusivo - tudo isto importa.


Auditivo preferirão ouvir declarações, elogios, discursos envolventes, reconfortantes e motivadores. Palavras certas e na ‘freqüência certa’ possuem mais ‘impacto’ do que aquilo que ‘embrulhamos e chamamos de presente’. É uma bênção.


Pessoas cinestésica prefere a companhia, os momentos compartilhados, as sensações que cada situação evoca - as experiências e aventuras, demonstrações de afeto - abraços - o perfume que fica no ar, e tudo que associa e experiências boas e empolgantes da vida.


MODELO DE MOTIVAÇÃO (POR APROXIMAÇÃO OU AFASTAMENTO)

Quando buscamos nos estimular ou incentivar alguém a executar determinadas ações, devemos compreender o ‘modelos básico de motivação’. Existem dois modelos de motivação - o por aproximação e o por afastamento.

Quando a pessoa é motivada visando ‘aproximar-se de algo’, ela se empenhará para ‘atingir metas’, poder escolher entre opções, ou obter bonificações: ‘Se estudar poderá escolher qualquer universidade que queira’, por exemplo.

Já o modelo de afastamento deve ser destacado aquilo que se perderá (ou que se poderá perder) caso as ações necessárias não sejam executadas da forma que devem.

Ou seja, o indivíduo age visando afastar-se de situações ou sensações desagradáveis que poderia enfrentar caso deixe de executar as ações de forma eficiente / e eficaz. Agem sob pressões da vida.


Estes são preceitos básicos sobre programação Neurolinguistica, que permitem que nossas ‘comunicações’ com as pessoas que nos relacionamos sejam mais efetivas. Agora, competirá a você buscar mais conteúdos correlacionados ao assunto caso tenha interesse.

Por: Elizangela Trindade

Publicado na P.13 da Ed.091 do Jornal A Folha do Vale. Impresso. Distribuído gratuitamente no comercio local e orgãos públicos dos municípios que compõem o Vale do Rio Arinos e Vale do Rio Juruena


bottom of page