top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Inhame e suas utilidades medicinais

Existem diversas variedades de inhame (Colocasia esculenta, L. Schott), mas apenas algumas são comestíveis. É encontrado com facilidade em feiras e supermercados.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

VALOR ALIMENTÍCIO


O inhame é uma raiz saborosa, energética e nutritiva, mas deve ser colhido na ocasião apropriada e bem cozido. Mal cozido ou cru é indigesto. "Seu valor calórico é superior ao da batata-inglesa, seno recomendável como alimento energético para crianças, atletas e trabalhadores braçais" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.342).

Seu teor de ferro é uma dos mais altos entre os alimentos, de sua categoria, as raízes. Pode ser usado em sopas, em lugar da batata, em forma de purê.

UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

Recomenda-se a cataplasma de inhame para erupções da pele. Acredita-se que esta raiz apresente a propriedade de 'puxar' impurezas.

Dentre outros benefícios do inhame estão suas propriedades anti-inflamatórias (portanto combate a celulite), redução do nível de colesterol e pressão alta (reduzindo riscos de infarto e derrame), eliminação de toxinas do organismo (auxiliando na prevenção e tratamento de doenças), aumento das defesas do corpo, redução de sintomas da TPM e Menopausa e o aumento da fertilidade feminina.


Estudos já indicam que "o seu consumo reduz os riscos de câncer de mama e doenças cardiovasculares. Dentre muitas das propriedades medicinais do inhame, destaca-se a prevenção de doenças como a malária, febre amarela e dengue" (SIQUEIRA, 2009, p.03)


INHAME NA ALIMENTAÇÃO: Existem diversas receitas que tem como base o inhame, devido as descobertas dos benefícios desta raiz à alimentação. Duas delas você confere abaixo.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Anemia. Fortalecer as defesas do organismo. Combate o Colesterol. Pressão Alta. Celulite. Favorece a prevenção / tratamento de Malária, Dengue e Febre amarela.

RECEITAS:

Leite de Inhame

Por: Kelly Tannylly do temperando.com


Molho Branco Vegano de Inhame

Por: Kelly Tannylly do temperando.com



USO EXTERNO, EM CATAPLASMA

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

Indicado ao tratamento de: Abscesso, Erupção da pele, Furúnculos, Erupções da pele. Auxilia na expulsão/tratamento de Espinhas, Unha encravada, Sangue pisado, Verruga, Ferpas, Caco de vidro, Espinhos.

*Cataplasma (Inhame e gengibre), segundo Balbach, Boarim (1993, p.341): Procede-se primeiramente a uma cataplasma de gengibre, que se prepara da seguinte maneira:

1. Pôr para ferver 7 copos de água.

2. Ralar 1/3 de xícara de gengibre, envolver num pano e formar um 'saquinho' bem apertado e fechado, amarrando com barbante. Mergulhar na água fria ainda.

3. Quando começar a ferver, desligar. Espremer o "caldo" dentro da água e deixar ali o saquinho com gengibre por 10 minutos.

4. Embeber toalhinhas limpas nesta água quente de gengibre, torcer eliminando o excesso de líquido aplicar na região afetada, renovando a compressa toda vez que começar a esfriar. Proceder assim por 10 minutos.


Em seguida aplicar a compressa de inhame, que já deve estar preparada: 1. Lavar cuidadosamente o inhame. Descascar 02 unidades médias. Adicionar uma a três colheres, das de sopa, de farinha de trigo integral fina e 1 colher de sopa de gengibre ralado seco. Misturar bem e aplicar diretamente sobre o local afetado. Cobri com pano limpo de algodão ou gaze, e envolver com panos maiores.

2. Trocar a compressa de hora em hora, durante quatro horas. O paciente deve permanecer deitado.


Este é o método oriental, recomendado para furúnculos, abscessos e erupções que surgem durante os processos de desintoxicação.


Conteúdo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais / físicas.


BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993.

SIQUEIRA, M. V. B. M. Inhame (Dioscorea spp): uma cultura ainda negligenciada. Horticultura Brasileira, v. 27, p. 4075-4090, 2009. Disponível aqui. Visualizado em 29 de Dezembro de 2017.


Saúde em Foco



bottom of page