top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Assembleia Itinerante reúne demandas de sete municípios no Vale do Arinos


A movimentação para a realização da 13ª Assembleia Itinerante na cidade de Porto dos Gaúchos começou no início do período matutino dessa sexta-feira (16), reunindo a população de sete municípios adjacentes. Por volta das cinco horas da manhã, a população começou a formar extensa fila para a retirada das senhas de atendimento.


O mutirão da cidadania teve início às 8 horas no salão paroquial da Igreja Católica do município. O evento contemplou, além de Porto dos Gaúchos, os moradores de Juara, Tabaporã, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Tapurah e Novo Horizonte do Norte, com serviços diversos de emissão de documentos, orientação jurídica, consultas e exames médicos.


Com o propósito de levar serviços de cidadania, como cursos de capacitação nas áreas de saúde e educação, além de promover reunião com representantes políticos, a programação conta ainda com uma sessão solene, no período noturno, para homenagear personalidades da região.


“É um momento extremamente importante para o Vale do Arinos, principalmente ao setor agrícola. Trazendo a Assembleia até Porto dos Gaúchos, demonstra o apoio de todos os deputados para o desenvolvimento da região”, explicou a deputada Janaina Riva (MDB), que fez a abertura da 13ª Assembleia Itinerante.

Com vasta programação, a Assembleia Itinerante contou também com cursos de capacitação para agentes de saúde e educação infantil na Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke.


“É muito importante ter esse evento em Porto de Gaúchos, porque atende a população dos demais municípios vizinhos. Hoje existe uma união muito grande dos prefeitos do estado de Mato Grosso, pois falam a mesma língua”, disse o prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Pinheiro Piovezan (MDB).


“É nossa oportunidade para reivindicarmos nossas sugestões junto aos deputados estaduais”, complementou Piovezan.


Vale destacar que o programa Assembleia Itinerante foi instituído pela Resolução nº 4.297, de 11 de setembro de 2015, com o propósito contemplar todas as regiões do estado, promovendo cidadania à população, bem como buscando solucionar as demandas das regiões.


“Como sempre a gente vê a situação de cada município, que não é diferente um do outro. Hoje às 5h30 da manhã já havia fila enorme, e como sempre a grande procura é na área de saúde. O que podemos destacar que está sendo positivo é a grande procura pela população. Nosso sucesso é o atendimento ao público”, revelou o coordenador do programa, Amarildo Monteiro.


Para a dona de casa Maria Hermelinda Soares Costa, a iniciativa do programa Assembleia Itinerante foi importante. Ela admitiu que, por falta de tempo, não conseguiu tirar sua carteira de identidade, mas que agora teve esse privilégio.

“Foi muito bom e agora tenho este documento que tanto desejava”, revelou ela, que completará 78 anos no próximo mês.


Às 16h, os deputados se reuniram com prefeitos e vereadores para discutir as necessidades e propostas da região. Entre os temas que foram tratados, o prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Piovesan, destacou o setor agropecuário como uma das áreas que necessitam de investimentos urgentes.


“Há cinco anos que nosso município já é destaque, em Mato Grosso, na produção de soja, milho e algodão. Desde 2013 a região vem crescendo a produção, mas enfrenta sérias dificuldades para o escoamento dos produtos, pelas péssimas qualidades das estradas”, apontou ele.


Esse foi um dos pontos lembrados pela deputada Janaina Riva. “A presença dos deputados em Porto dos Gaúchos é mostrar o quanto a região está desenvolvendo no estado e, ainda, o porquê que nós insistimos no desenvolvimento da infraestrutura e da logística”, apontou ela.


Neste encontro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, que esteve participando de reuniões em municípios vizinhos durante o período matutino, marcou presença ao lado dos parlamentares Silvano Amaral, Pedro Satélite e Oscar Bezerra, ouvindo as reivindicações dos vereadores e prefeitos da região.


“É um momento de aproximar a Assembleia da população. Em muitas vezes, os vereadores e prefeitos não conseguem agendar reuniões na Assembleia. Por isso, esse trabalho é primordial para o desenvolvimento de toda essa região do estado”, disse Botelho.


As edições anteriores contemplaram: Comodoro, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Várzea Grande, Diamantino, Campo Verde, Barra do Bugres, São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Araputanga, atendendo aos municípios das respectivas regiões.


Assembleia Itinerante - Criado em setembro de 2015, o programa já realizou mais de 15 mil atendimentos nas 12 edições promovidas até agora. A última etapa aconteceu no dia 8 de dezembro de 2017, no município de Araputanga (distante 340 quilômetros de Cuiabá). Além deste último, os municípios já atendidos até agora foram Campo Verde, Sinop, Tangará da Serra, Comodoro, Rondonópolis, Várzea Grande, Diamantino, Cáceres, São José do Rio Claro e Rosário Oeste. As ações são estendidas às cidades vizinhas das respectivas regiões.


bottom of page