• A Folha do Vale - Jornal e Site

Terrenos baldios transformados em espaços verdes podem reduzir depressão

Ambientes revitalizados podem ser uma ferramenta importante e barata para melhorar a saúde mental em comunidades urbanas.

Os espaços verdes no meio urbano, ainda que pequenos, reduzem significativamente os sentimentos de depressão e melhora a saúde mental para moradores do entorno. É o que revela pesquisadores da Escola de Medicina Perelman e da Escola de Artes e Ciências da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Imagine a quantidade de locais vagos, danificados ou repletos de lixo poderiam ser transformados.


Saúde mental x Intervenção

Pela primeira vez, uma equipe de pesquisa mediu a saúde mental dos moradores da Filadélfia antes e depois de lotes vagos terem sido convertidos em espaços verdes, bem como moradores que moram perto de lotes abandonados e aqueles que acabaram de receber a limpeza do lixo.


Eles descobriram que as pessoas que viviam num raio de 400 metros de terrenos verdes tinham uma redução de 41,5% nos sentimentos de depressão em comparação com aqueles que viviam perto dos lotes que não haviam sido limpos. Os que vivem perto de lotes verdes também experimentaram uma redução de quase 63% na baixa saúde mental em comparação com aqueles que vivem perto de lotes que não receberam intervenção.

As descobertas se somam ainda às evidências de como espaços revitalizados em áreas urbanas destruídas podem ajudar a melhorar a segurança e a saúde, como a redução dos níveis de criminalidade, violência e estresse. O estudo mais recente da mesma equipe, em fevereiro, encontrou uma redução de 29% na violência armada perto de lotes tratados.


Acredita-se que este seja o primeiro estudo experimental a testar mudanças na saúde mental dos moradores depois que os terrenos vagos próximos foram esverdeados.


Redação CicloVivo


Projetar e Construir

Agenda Digital da Cidade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4