top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Salsa e seus benefícios à saúde

A salsa é um alimento ótimo para dar sabor a pratos sem acrescentar quantidades excessivas de sal ou açúcar. Além de ajudar na redução do consumo de temperos refinados, o consumo de salsa proporciona benefícios à saúde. Confira:

Benefícios da salsa

1) Previne o câncer

A miricetina, um flavonoide encontrado na salsa e em outras plantas, ajuda a prevenir o câncer de pele. Estudos mostraram que a salsa pode prevenir o câncer causado por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), substâncias nocivas geradas quando a carne é grelhada em altas temperaturas.

Para saber mais sobre os HPAs e como se prevenir, dê uma olhada na matéria: "HPAs: o que são os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e seus efeitos". De acordo com uma revisão, outra substância encontrada na salsa, a apigenina, contribui para a diminuição do tamanho de tumores agressivos na mama.


2) Protege contra a diabetes

Além de prevenir o câncer, a miricetina presente na salsa previne a diabetes.

Estudos realizados em animais concluíram que a miricetina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir a resistência à insulina, atuar como anti-inflamatório e remover o excesso de gordura do sangue.


3) Melhora a saúde óssea

O baixo consumo de vitamina K tem sido associado a um maior risco de fratura óssea. O consumo de uma quantidade adequada de vitamina K pode melhorar a saúde óssea, melhorando a absorção de cálcio, reduzindo sua excreção pela urina.

Em um estudo publicado pela plataforma PubMed, pessoas com níveis mais altos de vitamina K sofreram 22% menos fraturas do que aquelas com níveis baixos.


Dez raminhos de salsa são o suficiente para atingir a dose diária recomendada de vitamina K.

Comer uma variedade de frutas, legumes e ervas está ligado a um risco reduzido de problemas de saúde. Uma dieta com maiores quantidades de alimentos naturais e menos alimentos industrializados tem maior probabilidade de resultar em melhor saúde geral.


Um produto químico ou vitamina não é susceptível de fornecer os mesmos benefícios de saúde por conta própria ou em forma de suplemento. Ele fornece mais benefícios para consumir alimentos em sua forma original.


4) Chá de salsa limpa os rins

De acordo com um estudo publicado pela plataforma PubMed, a salsa, rica em antioxidantes e vitaminas, ajuda a limpar os rins naturalmente. Por muitos séculos, o chá de salsa tem sido usado como um diurético que ajuda a tratar pedras nos rins, pedras na vesícula biliar, infecções da bexiga e do trato urinário.


Uma limpeza dos rins pode ser feita, sob supervisão médica, por meio da ingestão de salsa crua, do chá de salsa, ou salsa com água de limão . As raízes da erva também são muito úteis para combater pedras nos rins.


5) Melhora anemia

De acordo com um estudo, a alta concentração de ferro na salsa ajuda a tratar a anemia causada por deficiência de ferro. A vitamina C na salva ainda auxilia a melhor absorção de ferro. As pessoas que têm dificuldade em tomar suplementos de ferro são frequentemente aconselhadas a tomar suco ou chá de salsa.


6) Trata mau hálito

Mastigar alguns raminhos de salsa ajuda a combater o mau hálito ou a halitose. O sabor fresco da salsa e o alto teor de clorofila ajudam a refrescar a o hálito.


7) Saúde do coração

A salsa é abundante em antioxidantes flavonas, que podem reduzir o estresse oxidativo, melhorando assim a saúde cardiovascular. A salsa também contém altos níveis de vitamina B e ácido fólico, que impedem o espessamento das paredes das artérias. Além disso, o potássio presente na salsa reduz a pressão arterial, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas e derrames.


8) Equilibra os hormônios

A salsa ajuda a melhorar o equilíbrio hormonal nas mulheres, aumenta a libido e aumenta a secreção do hormônio estrogênio. A ingestão da erva ajuda a tratar distúrbios hormonais, como a síndrome pré-menstrual, a menopausa ou o ciclo menstrual atrasado. Além disso, o chá de salsa ajuda a reduzir cólicas menstruais e desconforto.


9) Saúde ocular

A salsa é abundante em vitamina A e antioxidantes como o carotenóide, bem como o beta-caroteno, que ajuda a melhorar a saúde dos olhos. Ela ajuda a proteger a retina contra danos e previne a degeneração macular e a catarata. Os nutrientes da salsa também ajudam a reduzir o inchaço dos olhos e as olheiras.


10) Cuidado capilar

A pasta feita a partir de sementes em pó de salsa tem sido usada como um remédio natural para piolhos, caspa e irritação do couro cabeludo. Também ajuda a fortalecer o cabelo fraco, promovendo seu crescimento saudável e impedindo a queda. Os nutrientes da salsa podem ajudar a aumentar a produção de queratina e colágeno, que protege os cabelos dos danos dos radicais livres. Além disso, lavar o cabelo com salsa pode ajudar a reter a cor do cabelo, uma vez que possui altos níveis de cobre.


Saúde em Foco


bottom of page