top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Primeira ciclovia pré-fabricada de plástico reciclado é inaugurada

Quando se trata de sustentabilidade a Holanda está sempre inovando. mais recente novidade vem de Zwolle, cidade que já ganhou várias vezes o título de mais verde. Por lá, está sendo testado um trecho de ciclovia construída com resíduos pós-consumo que seriam descartados ou incinerados.

Para desenvolver o material, foram usadas garrafas de plástico velhas, copos de cerveja de festivais, embalagens de cosméticos e móveis de plástico. Ainda em fase piloto, a ciclovia possui 70% de plástico reciclado em seus 30 metros de comprimento, embora a ideia seja futuramente criar uma ciclovia feita inteiramente de plástico reciclado.

Outros benefícios da ciclovia de plástico está no fato dela ter um design que ajuda a armazenar água da chuva, o que ajudaria a evitar inundações. Além disso, se o material se desgasta, pode ser reciclado novamente criando uma vida útil cíclica.

Batizada de PlasticRoad, a ciclovia é fruto de uma parceria da empresa Wavin, que desenvolveu a tecnologia, a companhia de tubos de plástico Mexichem, a KWS e a empresa de energia Total.

Neste primeiro teste, há sensores medindo o desempenho da estrada, temperatura, durabilidade. Uma segunda versão está prevista para ser instalada em novembro numa cidade próxima a Zwolle. “Em novembro, uma segunda ciclovia piloto será instalada e testará recursos adicionais do PlasticRoad. Com este segundo projeto, os resultados de ambos gerarão insights suficientes para aplicar e refinar a tecnologia.

Enquanto isso, os parceiros estão procurando por novos locais para lançar os pilotos subsequentes – para testar outras aplicações da PlasticRoad, como estacionamentos, plataformas de trens e calçadas”, informou a Wavin em nota à imprensa.


bottom of page