top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Em Juruena o Sistema de Água Tratada Passa por Melhorias

Todo município que cresce precisa ampliar e melhorar o seu sistema de água tratada, e no caso do município de Juruena, diversos moradores dizem que o sistema de água tratada vem tendo problemas há vários anos.

Diante da situação de falta de água em alguns bairros, e diante da necessidade de ampliar o sistema de fornecimento de água, captação, instalações e adequações de hidrômetros aos moradores, e com tantas reclamações de moradores, o Vice-prefeito, Helvio de Lima chamou para si a responsabilidade de resolver os problemas.


Com essa ação, Helvio de Lima diminui o fardo de outro secretário, mas por outro lado, aumenta a sua responsabilidade, pois é responsável pela secretaria de saúde e agora pelo departamento de água.


O interessante é que em Juruena, assim como em diversos municípios, grupos de WhatsApp são criados por alguns que aproveitam os problemas para se postar como melhores, apontado erros e falhas e criticando a administração, vereadores e de certa maneira fazendo campanha politica antecipada, todavia, a história tem demonstrado que na maioria das vezes, essas mesmas pessoas somente parecem boas quando estão fora da responsabilidade, pois quando estão nos cargos, os problemas continuam e as ladainhas de justificativas somente mudam de adjetivos, caso contrário, os municípios, há muito tempo teria deixado de ter problemas, pois, a grande maioria somente sabem criticar e achar problemas, mas ajudar a resolver são muito poucos.


Por isso, muitos acharam interessante o Vice-prefeito, Helvio de Lima chamar para si a responsabilidade e procurar resolver os problemas do sistema de fornecimento de água em Juruena, por outro lado, alguns dizem que o sucesso ou fracasso da atual administração é de responsabilidade do Vice-prefeito também, pois, está diretamente atuando na administração, e por isso, Helvio de Lima deve estar junto mesmo buscando resolver todos os problemas.


Helvio de Lima, informou que no primeiro momento o trabalho visou resolver o problema de chegada de água a todos os moradores ligado ao sistema de abastecimento de água, pois, em alguns bairros a água somente chegava na parte da noite, mas de acordo com o mesmo esse problema foi resolvido, com o apoio do engenheiro sanitarista Vilson, esse trabalho demandou a utilização de mais bombas de pressurização, e com isso, além do valor do trabalho do engenheiro, teve também o aumento de energia.


Por outro lado, somente uns 25% dos moradores paga a água compatível com o que gasta, pois, possui hidrômetro, e a outra grande maioria somente paga a taxa mínima, sem dizer da inadimplência que precisa ser combatida, comentou Helvio.


Todavia, Helvio de Lima informou que com o novo sistema, o departamento terá melhor controle sobre os pagamentos de água, e até mesmo os usuários poderão acessar via online e acompanhar as suas contas e fazer solicitação de segunda via, solicitações de religações e reclamações, e em breve começará atuar mais drasticamente nos atrasos de pagamentos, bem como, haverá uma licitação visando a implantação de mais uns 1000 hidrômetros, e o mesmo acredita que em torno de uns 4 meses o departamento de agua possa funcionar com recursos do próprio sistema, pois, hoje o departamento gira no vermelho.


Outra medida visando o funcionamento mais adequado do departamento de água, será tornar a mesma uma autarquia, e desta forma o departamento terá mais condições de fazer o seu trabalho, pois, as licitações, compras e demais decisões poderá ser feita diretamente pela Autarquia, bem como, as prestações de conta, inclusive respondendo diretamente por qualquer irregularidade. Devemos lembrar que as autarquias funcionam Baseadas no Decreto-Lei nº 200/67 em seu Art. 5º.


“Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada”.


Helvio, informou que a captação de água está funcionando na normalidade, e que o tratamento de água está dentro dos padrões de qualidade exigido, pois, de acordo com o mesmo, água tratada é questão de saúde pública, e para isso o município tem a química responsável para estar acompanhando a qualidade da água tratada, na oportunidade, lembrou que hoje muitas decisões podem ser tomadas pela supervisora do departamento de água, que hoje está na função a Eliane, informou Helvio de Lima.


Por: Maurilio Trindade Aun

bottom of page