top of page
Divulgação Pronac 2316326.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
  • A Folha do Vale - Jornal e Site

Secretária de Educação Afirma que Investimentos e Melhorias Estão Acontecendo

Um país para de fato crescer e alcançar o devido respeito e desenvolvimento, precisa investir de verdade no sistema educacional, e infelizmente há vários anos, isso vem sendo tratado com descaso.

O governo federal anterior, investiu em infraestrutura, todavia a política de aprovação de estudantes de qualquer maneira, mesmo sem os conhecimentos necessário para se ter um cidadão consciente e com capacidade de entender a história do seu país e a compreensão da sociedade que reside vem trazendo trágicas consequências, e por isso, hoje o Brasil está numa situação vergonhosa.


Agora se estes problemas nem fosse suficiente, o atual governo, ao invés de investir pesado na qualidade do sistema educacional, vem priorizando perseguições e cortes de recursos, situação que deve preocupar qualquer pessoa que tenha somente um pouco de capacidade de pensar, pois fica facilmente entendível a triste situação que caminha o sistema educacional no Brasil.


Todavia, mesmo diante da atual situação, muitos professores, coordenadores e direções continuam lutando e acreditando no bom senso dos líderes, e para isso os prefeitos municipais, secretários vem lutando para as melhorias no sistema educacional, no caso do município de Juruena, a secretária de educação, Neusa Socreppa Nazatto, falou um pouco dos investimentos no transporte escolar e das dificuldades que vem encontrando, das reformas em escolas e creches, da climatização que está implantando nas escolas, da compra e preparo da merenda escolar, a qual disse:


Quando eu assumi a secretaria, um dos problemas mais graves era o transporte escolar, todavia, estava em andamento a licitação para compra de três ônibus que vieram realmente nos ajudar, mas que ainda não cobriram todas as necessidades. A ideia era quando chegasse esses três ônibus, conseguir mais um ônibus de reserva e ir fazendo a manutenção dos outros, mas houve problemas na licitação e não conseguimos fazer isso, infelizmente até agora, e isso tem resultando no agravamento do problema do transporte, pela falta de licitação”, comentou a secretária Neusa.


Outra situação que a secretária elencou como uma das ações que fez juntamente com a administração visando melhorar o sistema de ensino em Juruena, diz respeito a infraestrutura escolar, como disse a secretária:


A respeito dos outros problemas, como já vínhamos de um período sem reforma de prédios públicos. Estamos focando nas reformas das escolas. Nós já conseguimos reformar na escola Guilherme, na escola Dorval Bonetti, todavia a principal reforma, foi a creche Arco-íris que constava como acabada já há algum tempo, mas nem tinha como colocar em funcionamento, ela precisou de um grande trabalho de manutenção, de reforma e adequação para que pudesse ser colocada em funcionamento, sendo que demandou mais de 5 meses de trabalhos para deixar em condições de uso”, afirmou a secretária Neusa.


De acordo com a secretária, diversos investimentos foram necessários na creche, pois, de acordo com a mesma tinham entregado a creche para a sociedade como pronta, mas que nem tinha mesmo como funcionar dentro da lei, ou seja, a secretária afirmou que:

Nós tivemos um grande trabalho para deixar a creche em condições de uso, conseguimos deixa-la até com um sistema de incêndio moderno implantado. Os bombeiros falaram inclusive que é a única da região que está com esse plano”, afirmou a secretária Neusa.


Na oportunidade, a secretária destacou o trabalho de climatização que está sendo concluindo nas escolas, neste sentido destacou que:


Quase todas nossas escolas estão climatizadas, as do Campo são climatizadas, a creche arco-íris totalmente climatizada, como também a 4 de julho e a 7 de maio. Agora para finalizar serão as escolas, Guilherme, Cruzeta e a escola Jardim Encantado. Que inclusive já estão sendo licitados ares-condicionados para essas escolas”, informou a secretária.


Num país, onde a alimentação ainda é uma situação preocupante, sendo que muitos estudantes vão as escolas principalmente por causa da merenda, sem dizer que muito tem dificuldade de aprendizado exatamente pelo nível alimentar precário, por isso, o cuidado na merende escolar deve ser uma das prioridades, neste sentido, a secretária informou que:


Na merenda temos priorizado a qualidade, tanto é que no ano passado ficamos em destaque no Estado em qualidade, fomos homenageados com o quarto lugar em qualidade de merenda, e ainda buscamos melhorar a cada dia”, afirmou a secretária Neusa.


A secretária Neusa destacou que a secretaria de educação tem procurado priorizar a compra dos produtos da merenda escolar com os pequenos produtores em Juruerna, todavia, lamentou que muitas das vezes os produtores rurais nem tem todos os produtos necessários, ou falta, as documentações para que a secretaria possa adquirir, a qual disse:


Temos procurado comprar mercadorias, os alimentos diretamente com o pequeno agricultor, mas há uma dificuldade na hora desta compra, porque os pequenos agricultores nem sempre tem todos os alimentos necessários. Eu ainda espero melhorar essa situação da compra de alimentos com os produtores locais”, informou Neusa.


Em suas conclusões Neusa destacou que: “Contamos com uma nutricionista que acompanha e defini o cardápio, e procuramos fazer o melhor possível, obviamente seguindo as regras da nutricionista, que agora começou com a pesagem das crianças para acompanhar e ver como eles estão no desenvolvimento”, finalizou a secretária Neusa.


Por: Maurilio Trindade Aun

bottom of page