top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Novo Horizonte do Norte realizou Dia D da campanha antirrábica animal


A Secretaria Municipal de Saúde através das Vigilâncias Ambiental e Sanitária, sob a coordenação do Escritório Regional de Saúde de Juara, realizou sábado, 17 de agosto, o “Dia D” da Campanha de Vacinação em Novo Horizonte do Norte.

A campanha teve início em 01º de agosto. Os agentes já vacinaram os animais das comunidades Conomali I e II, Gleba Ibitinga, Taquaral e Água Boa. Somente no “Dia D”, foram vacinados 61 cães e 09 gatos. Ao todo, 287 animais receberam a dose da vacina, sendo: 212 cachorros e 75 gatos.

Conforme a coordenadora municipal do setor de Vigilância Sanitária e Ambiental, Magali Soares Moreira, a meta será imunizar 1.000 cães e 300 gatos.

Conforme a programação inicial, a campanha seria em apenas uma etapa, sendo concluída em 30 de setembro, mas, por determinação do Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas. A outra, terá início em janeiro de 2020.

A justificativa do Ministério da Saúde, é que o laboratório produtor da entrega da vacina antirrábica animal, promoveu a reprogramação no cronograma da entrega do produto.

Para esta etapa que está vigente, Novo Horizonte do Norte recebeu apenas 525 doses. Segundo Magali, a vacinação será interrompida somente após o término das doses desta primeira etapa. Os restantes dos animais serão vacinados na segunda etapa.

As pessoas que levaram o animal para a vacinação no dia “Dia D”, foram premiados através de sorteios. Os brindes, como: coleira, sabonete, shampoo, pratos, ração, entre outros, foram doados por diversas empresas locais.

Rita Oclécia, Leticiane Mesquita, Thaísa de Oliveira, Lurdes da Silva, Lourival de Oliveira, Celso Pereira, Márcia Balassoni, Adonias Lopes, Antônio Elias,Armando Benjamim, Nelson José da Silva, Antônio Carlos da Silva Moreira, Tânia Cristina Leonel, Wilson Buchasera e Bruno Tavares foram premiados.

Campanha A campanha visa estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva entre os animais e, assim, a prevenção de ocorrências em humanos. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade.

A atualização da dose é anual, portanto, os animais vacinados no ano passado devem ser levados novamente. Os animais devem estar saudáveis. Aqueles que estiverem com diarreias, em tratamento ou em recuperação pós-cirúrgica, não podem ser levados para vacinar.

Os cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal. Os que são bravos ou mordedores, de qualquer raça, devem utilizar focinheira apropriada. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Após a vacinação, os animais podem alimentar e tomar banho normalmente.


bottom of page