top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Hoovering: 8 sinais de que você é vítima de um narcisista


O QUE É HOOVERING?

Hoovering é uma tática de abuso frequentemente usada por pessoas que lutam com transtornos de personalidade narcisistas, limítrofes e antissociais. A tática tem esse nome por causa do aspirador Hoover, uma vez que aspirar é basicamente uma maneira de “sugar” uma pessoa de volta a um relacionamento abusivo.


O hoovering acontece normalmente após um longo período sem contato entre a vítima e o agressor. Em uma tentativa de recuperar o controle sobre suas vítimas, abusadores usarão táticas de manipulação que visam os pontos fracos e vulnerabilidades emocionais de suas vítimas. Se forem bem-sucedidos, quem faz o hoovering usará sua vítima até que ela fique entediada e o descarte mais uma vez.


3 EXEMPLOS DE CENÁRIO ONDE O HOOVERING É TÓXICO

Vamos dar uma olhada em três possíveis cenários de hoovering.


Amanda terminou com Sérgio há seis meses e cortou todos os contatos. Mas um dia, do nada, ela recebe uma solicitação de contato no Facebook de Sérgio se desculpando por todo o seu comportamento abusivo e que ele quer uma segunda chance porque ainda está “apaixonado” por ela. O coração de Amanda bate rapidamente enquanto ela escreve uma resposta, acreditando verdadeiramente que Sérgio “mudou”.


Bernardo conseguiu escapar de um relacionamento emocionalmente abusivo com seu parceiro Roberto, quase dois anos atrás. Quando ele chega em casa, ele encontra uma luxuosa variedade de flores à sua porta com uma nota que diz “Feliz Dia dos Namorados!” E o número de telefone de Roberto. Bernardo começa a se lembrar de quanto carinho Roberto costumava mostrar a ele no início do relacionamento. Ao se sentir sozinho, Bernardo se convence de que Roberto deve ter amadurecido além de seu comportamento paranóico e odioso, e liga para ele.


Ingrid acabou deixando Alex como uma tentativa desesperada de recuperar o controle de sua vida. Depois de conseguir encontrar consolo por alguns dias devido à sua infidelidade e explosões de raiva, ele começa a aparecer à sua porta. “Você é a única que eu já amei Ingrid”, lamenta-se Alex. “Quero me casar com você, só queria estar com você. Você é o amor da minha vida, minha alma gêmea”. Depois de experimentar esse comportamento por algumas semanas, Ingrid finalmente abre a porta: “Saia da minha vida!”. Ela grita e começa a chorar. Alex a puxa para um abraço e ela soluça em seu ombro.


POR QUE OS NARCISISTAS FAZEM O HOOVERING?


O objetivo do hoovering é recuperar uma sensação de controle sobre você. Os narcisistas começam a “sugar” quando querem algo de você, como atenção, validação, dinheiro ou sexo. Mas a razão mais profunda pela qual os narcisistas perdem é porque eles são completamente vazios internamente. Eles têm um medo patológico de se sentirem insignificantes, desagradáveis, sozinhos ou sem valor, então fazem o que podem para preencher esse vazio vazio e sustentar sua falsa auto-imagem.


Os narcisistas são fundamentalmente viciados na atenção dos outros. Sem atenção e controle, eles não vivem sem isso. Quando suas reservas de suprimento narcísico acabam, eles procuram extrair mais energia de alguém que já conseguiram no passado – e isso significa você. Isso também significa que eles geralmente têm muitos “backups” (por exemplo, outros ex) para se alimentar quando voltarem a sentir fome, digamos assim.


Como os predadores, um narcisista sabe como manipular as fraquezas de quem atacaram antes. Eles tentarão seduzi-lo através de mensagens aleatórias, desculpas, declarações de amor eterno e gestos “arrependidos” que tentem convencê-lo do quanto eles “mudaram” e vão cuidar de você.


8 FORMAS ASSUSTADORAS DE HOOVERING

Vamos dar uma olhada em algumas das formas mais assustadoras de hoovering. Observe que muitos desses sinais são comuns entre os relacionamentos que acabaram. Portanto, se você ainda está sendo perseguido por seu ex, isso pode não significar que você está sendo “sugado” ou que eles têm intenções sombrias.


FINGIR QUE SEU RELACIONAMENTO NÃO ACABOU

Eles ignorarão seus pedidos para interromper o contato, continuarão enviando as mesmas mensagens, aparecerão em sua casa, trabalho etc. Eles continuarão assediando você como se nada tivesse mudado.


ENVIAR PRESENTES SEM PERMISSÃO

Na tentativa de recuperá-lo, eles lhe enviarão presentes luxuosos e inesperados, como flores, cartões, ingressos para filmes e shows, bolos, etc.


“PEDINDO DESCULPAS” POR SEU COMPORTAMENTO

Para tentar envolvê-lo, o narcisista parecerá “confessar” seus erros e fingirá humildade e remorso na tentativa de conquistar seu coração. Suas mensagens ou palavras parecerão muito convincentes, portanto, tenha cuidado.


MANIPULAÇÃO INDIRETA

Se eles não conseguirem entrar em contato com você diretamente, seguirão um caminho diferente: seus amigos, filhos ou outros membros da família. Por exemplo, eles podem tentar enviar mensagens para seus amigos ou dizer algo calunioso sobre você para sua família que você sentirá a necessidade de corrigir. Quando você for fisgado, será atraído a confrontá-los sobre suas mentiras.


DECLARANDO AMOR

Declarar amor eterno é talvez a técnica de hoovering mais comum. Como o amor é uma emoção tão poderosa, os narcisistas não hesitarão em usar isso para atrair você de volta às garras deles. Eles dizem coisas como: “Você é minha alma gêmea”, “Fomos feitos um para o outro”, “Você é a única pessoa que eu já amei”, para tentar entrar em contato novamente. NÃO caia nesses truques.


ENVIANDO MENSAGENS ALEATÓRIAS PARA VOCÊ

Se você estiver sendo “sugado”, provavelmente receberá mensagens aleatórias do narcisista solicitando e comentando coisas diferentes. Espere mensagens de texto como “Por favor, deseje um feliz aniversário de mim”, “Você pegou meu (item pessoal)?”, “Você vai jantar hoje à noite?”, “Estou no lugar em que nos conhecemos. Pensando em você ”e assim por diante.

Outra tática assustadora é receber telefonemas fantasmas. Por exemplo, você pode receber chamadas telefônicas frequentes de números que não conhece e ouvir longos silêncios ou apenas a respiração suave do outro lado. Essa tática é usada para assustá-lo e envolvê-lo.


FALSIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE E NECESSIDADE DE “AJUDA”

O narcisista fará o possível para chamar sua atenção e simpatia. Fingir a necessidade de ajuda é uma técnica de hoovering tão poderosa, porque aproveita nossa tendência natural de mostrar compaixão pelos outros. O narcisista pode enviar mensagens e deixar mensagens de voz dizendo que estão doentes, precisam de sua ajuda, estão desesperadamente em apuros e precisam que você ligue de volta.


FISGAR VOCÊ COM DRAMA

Se todas as outras técnicas de hoovering falharem, o narcisista tentará atrair você com algum drama. Eles enviarão mensagens melodramáticas, causarão estragos em sua vida social através da disseminação de rumores, usarão seus filhos como desculpa para expressar raiva, e farão cenas com a intenção de provocar uma reação da sua parte.


COMO PARAR DE SER VÍTIMA DE HOOVERING

Em primeiro lugar, é importante entender que o hoovering acontece para enganá-lo, jogando com suas vulnerabilidades emocionais. Um narcisista sabe muito bem como manipulá-lo e disfarçará seu contato como uma tentativa de buscar reconciliação, perdão, amizade e até amor.


Como o hoovering é essencialmente sobre a sobrevivência emocional dos narcisistas, eles geralmente vão ao extremo para conseguir o seu envolvimento. Eles mentem, fingem e coagem você da maneira que puderem, para que possam obter o que realmente desejam: poder, controle e afirmação. Se você acha que está sendo perseguido, não hesite em entrar em contato com a polícia. O abuso narcisista é uma questão muito real.


Fonte: WeMystic

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page