top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Administração de Cotriguaçu Investe na Conscientização Ambiental

A administração municipal de Cotriguaçu, através da secretaria de Meio Ambiente, contando com o trabalho da engenheira florestal Raquel Pereira da Silva realizaram no mês de novembro diversas ações visando a conscientização e os cuidados ao meio ambiente.

Uma das ações julgadas mais importante, foi a realização do plantio de mudas como parte das ações do projeto “I Revitalização de Cursos de Águas Urbano através do FUMDEMA em Cotriguaçu, MT”, executado pela Administração Municipal.


A atividade contou com a participação de diversas pessoas, ação que inclusive envolveu alunos da E.E Maria da Glória Varga Ochôa. Assim, os professores e alunos puderam compartilhar o trabalho realizado com o tema Meio Ambiente no âmbito do PJEPP (projeto jovens empreendedores primeiros passos) realizado pela escola.

Além do plantio de mudas no trecho, a administração municipal doou mais de 300 mudas que foram trabalhadas com os alunos na Feira de Ciências.


Nesse segundo semestre de 2019 através do Decreto nº 1280 que aprovou o regimento interno do Fundo, a execução do projeto iniciou-se e de acordo com a Lei vigente e o plano de aplicação dos recursos e/ou plano de trabalho (PARR/PAT) proposto pela diretoria executiva do Fundo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.


A configuração e proposta do projeto passaram por processos participativos e vieram de encontro com a finalidade de atuar em prioridades emergenciais e coletiva.

A proposta é que as ações iniciais estruturais já realizadas, com as máquinas, com a devida limpeza e retirada de fatores de degradação, sejam mantidas e tenham a colaboração de moradores que fazem divisa com o trecho em revitalização.


A engenheira florestal, Raquel Pereira, relembrou a trajetória do Fundo que é previsto no Código e Política do Município e comentou que o desafio para a implantação desses projetos consiste na capacidade de mobilização, bem como, no engajamento de toda a sociedade e que projetos de valorização da infraestrutura verde e azul, ou seja, de vegetação e hidrografia na cidade são determinantes para um meio ambiente onde todos são beneficiados.


Por outro lado, o Sec. de Meio Ambiente, enfatizou ainda a importância da regularização fundiária urbana que é porta de entrada para a efetivação dos projetos.


De acordo com o Prefeito, Jair Krasner, verdadeiramente sente-se lisonjeado pela realização do projeto em sua gestão e que tem participado desde quando esteve à frente da Sec. de Meio Ambiente e Agricultura, quando o município abraçou a causa da regularização ambiental que tanto favoreceu o pequeno produtor em Cotriguaçu.

O Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUMDEMA) foi instituído pela Lei Municipal nº 700/2011 alterado pela Lei nº 866/2014 e tem como objetivos o financiamento de planos, programas, projetos, pesquisa e tecnologia que visem ao uso racional e sustentado dos recursos naturais, bem como a implantação de ações voltadas ao controle, à fiscalização, à defesa e à recuperação do meio ambiente em Cotriguaçu.


Da redação com parte da redação por Raquel Pereira

bottom of page